Na reunião — que ficou conhecida como Rio-92, Eco-92 ou Cúpula da Terra —, que aconteceu 20 anos depois da primeira conferência do tipo em Estocolmo, Suécia, os países reconheceram o conceito de desenvolvimento sustentável e começaram a moldar ações com o objetivo de proteger o meio ambiente.
A Conferência de Estocolmo é amplamente reconhecida como um marco nas tentativas de melhorar as relações do homem com o Meio Ambiente, e também por ter inaugurado a busca por equilíbrio entre desenvolvimento econômico e redução da degradação ambiental (poluição urbana e rural, desmatamento, etc), que mais tarde ...
Estabelecida em 1972, tem como objetivos manter o estado do meio ambiente global sob contínuo monitoramento, alertar povos e nações sobre problemas e ameaças ao meio ambiente e recomendar medidas para melhorar a qualidade de vida da população sem comprometer os recursos e os serviços ambientais das gerações futuras.
Tripé da Sustentabilidade
Os pilares do tripé da sustentabilidade: social, econômico e ambiental. Equilíbrio entre desempenho financeiro e sustentabilidade nas empresas para um desenvolvimento sustentável. ... Sustentabilidade é fundamental para o sucesso do seu negócio.
Alguns anos depois (1994), John Elkington criou o Triple Bottom Line ou Tripé da Sustentabilidade. O método incorpora a visão ecológica nas empresas com base em três princípios: People (Pessoas), Planet (Planeta), Profit (Lucro), também conhecido como os 3Ps da Sustentabilidade.
Tripé da responsabilidade leva em consideração os três principais pontos do meio ambiente do negócio, pessoas, planeta e economia.
O tripé da sustentabilidade, também chamado de triple bottom line, ou Social, Ambiental, Financeiro corresponde aos resultados de uma organização medidos em termos sociais, ambientais e econômicos.
Há quatorze anos, o sociólogo e consultor britânico John Elkington formulou o conceito Triple Bottom Line – o tripé da sustentabilidade – expressão consagrada atualmente e também conhecida como os “Três Ps” (people, planet and profit) ou, em português, “PPL” (pessoas, planeta e lucro).
Conhecido como um conceito de gestão que preza pela sustentabilidade de forma ampla nas empresas, o Triple Bottom Line, que traduzido para o português é mais conhecido como Tripé da Sustentabilidade, é um método que consiste em integrar aspectos ambientais e sociais no mundo corporativo sem deixar de lado o rendimento.
A construção sustentável simboliza uma abordagem mais harmônica com o meio ambiente, que vai desde a construção até o uso do prédio. Com isso, os impactos ambientais são reduzidos e os recursos naturais são usados com maior eficiência.