As principais características do início da atuação de Vargas como presidente foram: 1) a centralização do poder político e o consequente enfraquecimento das oligarquias regionais, especialmente a paulista; 2) a modernização econômica, sobretudo após a Crise de 1929, que exigiu uma aceleração na política de substituição ...
Seu segundo governo foi nacionalista e protecionista quanto ao capital estrangeiro. Vargas abraçou a campanha "O petróleo é nosso" e criou a Petrobrás. Além disso, retornou populista.
- Vargas fez fortes investimentos nas áreas de infraestrutura: criação da Companhia Siderúrgica Nacional, Companhia Vale do Rio Doce e Hidrelétrica do Vale do São Francisco. - Em 1938, criou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. - Após um golpe militar, Vargas deixou o governo em 1945.
Durante o Segundo Reinado, a principal atividade econômica no Brasil era a cafeicultura. Ao longo do século XIX, estados e governos estavam ligados à produção de café, de onde provinha a riqueza e o poder. Apesar da elite cafeicultora não se interessar pela atividade industrial, surgem as primeiras fábricas no Brasil.
O início da industrialização no Brasil ocorreu graças à produção cafeeira e aos capitais derivados dela. ... Quando se fala em industrialização do Brasil é bom ressaltar que tal processo não ocorreu em nível nacional, uma vez que a primeira região a se desenvolver industrialmente foi a Região Sudeste.
Resposta: porque o Brasil demorou muito para declarar independência. além disso, por muito tempo ele teve suas riquezas exploradas, servindo países europeus, não vivendo então um correto processo de colonização.
O Brasil apresenta industrialização tardia porque apenas recebeu incentivos e investimentos em tal setor no século XX. 2. As multinacionais vieram para o Brasil no Governo de JK com o objetivo de ampliar a industrialização nacional, e de incentivar a economia também.
No primeiro governo de Getúlio Vargas (1930-1945), a indústria brasileira deu um grande impulso. A intenção era evitar que o Brasil ficasse na dependência de outros países. ... O final da Segunda Guerra Mundial também foi bom para o Brasil, já que as indústrias europeias estavam arrasadas.