Em Leilão de Jardim vemos os elementos essenciais da sua literatura infantil: a simplicidade, o desejo de cativar as crianças e de fazê-las experimentar o mundo de forma diferente.
Assim como A bailarina e Ou isto ou aquilo, que já abordamos anteriormente, é este um poema destinado ao público infantil, foco de grande atenção de Cecília.
Não há como negar o valor sugestivo, educativo e estimulante destes poemas que, trabalhados em sala de aula ou mesmo em casa, podem contribuir poderosamente para o desenvolvimento de inúmeras qualidades cognitivas nas crianças.
A obra reúne 57 poemas voltados para a infância e procura cativar a criança através de uma linguagem simples, repleta de musicalidade e com exemplos do cotidiano.
A temática quase sempre envolve jogos, brincadeiras, dilemas infantis ou o relacionamento entre as crianças; e o uso de rimas e repetições é explorado a fim de facilitar a memorização dos versos e reforçar o tom que os permeia.
Essa estação é caracterizada por apresentar temperaturas amenas, e em muitas regiões ocorre a floração de diversas plantas. Ela tem início logoaós o inverno, em setembro e estende-se até o mês de dezembro.
Leilão de jardim é um poema construído em octossílabos rimados, portanto, é um poema que utiliza metrificação e rima (exceção feita ao verso de fechamento do poema que, embora rime, foge ao padrão de oito sílabas poéticas).
Em muitas atividades escolares os versos são usados de apoio para as crianças trabalharem com outros materiais (papéis, canetas, lápis de cor, estimulando atividades motoras como o corte e cola).
Leilão de jardim é mais um dos poemas de sucesso da grande poetisa brasileira Cecília Meireles.
Antes de analisarmos o poema, cabe fazermos uma nota sobre a visão de Cecília Meireles a respeito da educação infantil, que muito nos ajudará a entender seu objetivo em poemas como Leilão de jardim.
No poema surgem seres que convivem conosco diariamente: a borboleta, os passarinhos, o caracol, as formigas lavadeiras, citadas apenas como "lavadeiras". Quantas vezes essas criaturas passam por nós e não damos por ela, outras tantas somos aquecidos pelos raios de sol e não damos valor a eles.
Com um tom de brincadeira, leve, o poema convida o leitor - seja adulto ou criança - a dispender um olhar atento e demorado sobre o que está a nossa volta. O meio em que estamos inseridos e que tantas vezes, no dia a dia, não percebemos.
O poema é iniciado com o verso “Quem me compra um jardim com flores?” e apresenta uma situação de leilão, em que o melhor comprador terá direito a ficar com os elementos que compõem o jardim ofertado.
Ao longo do poema, o eu lírico vai listando os itens que estão sendo leiloados: borboletas de várias cores, passarinhos, ovos verdes e azuis, um caracol, um raio de sol, entre outros.
Para ela, havia um grande problema na maneira como se ensinava literatura às crianças, e este problema resumia-se em “didatizar” textos (para utilizar o mesmo termo de Cecília) e ensiná-los como se fossem literatura.
Fazendo isso, embora parecesse que a “didatização” (ou simplificação) dos textos facilitava-lhes a compreensão por parte das crianças, ficavam estas desprovidas de senso estético, não desenvolvendo a habilidade de apreciação de um texto, e muito menos a de construir algo esteticamente belo.
Cecília Meireles resgata o universo infantil repleto de perguntas imprevisíveis, monólogos, comparações incomuns, fantasia e imaginação. Ela cria um universo encantador, a partir de recursos que o gênero e a língua lhe proporcionam.
Em 1939, Cecília publica Viagem, livro que rapidamente encantou leitores e acadêmicos, dando-lhe grande reconhecimento e o Prêmio de Poesia da Academia Brasileira de Letras.
Resposta. Resposta:transmite uma crítica por estarem destruindo parques e jardins.
Era a deusa do casamento. Irmã e esposa de Zeus, muito ciumenta e agressiva, perseguia as amantes de Zeus. Era muito vaidosa e sempre quis ser mais bonita que Afrodite, sua maior inimiga. Hera é frequentemente representada pela figura de um pavão com uma coroa de ouro.
O poema é uma estrutura, isto é, um texto escrito em forma de versos, com metrificação ou não, com rimas ou não. Assim, opõe-se à prosa, que é a não utilização de versos na escrita de um texto. ... Dessa forma, pode haver uma poesia escrita em versos ou em forma de prosa, a chamada “prosa poética”.
Escrevendo um poema em 10 passos
Verso: é cada linha do poema/música. Estrofe: é um conjunto de versos.
Resposta: Com 3, 4 ou mais versos. Podem ser mais 2 ou 3 estrofes, não mais que isso. Na estrofe inicial você deve dar uma idéia de onde a música vai chegar.
Podemos dividir a música em três elementos básicos: melodia, harmonia e ritmo. Podemos dividir a música em três elementos básicos: melodia, harmonia e ritmo. Para que você entenda a importância deles na música, vamos explicar cada um deles. A melodia é uma sequência de notas musicais.
A música é formada por três elementos: melodia, ritmo e harmonia. A melodia é a organização de uma seqüência dos sons, ou seja, é a forma com que os sons são emitidos. Cada música possui uma melodia diferente.
Conhecemos então os Elementos da música que são: melodia, ritmo e harmonia.
A característica principal de uma letra de música (boa) é ficar bem com a música de forma harmônica, melódica e rítmica e, principalmente, ter significado e não ser só um blablabla. ... Ah, e o mínimo de melodia e harmonia possivel.
A música pertence a categoria de textos literários – textos produzidos a partir da inspiração e de uma linguagem figurada.
Significado de Canção substantivo feminino Pequena composição musical de caráter popular, sentimental ou satírico, dividida em coplas e destinada a ser cantada. Modinha.
A canção é uma composição musical para a voz humana, escrita, normalmente sobre um texto, e acompanhada por instrumentos musicais. As cancões também são semelhantes das "cantigas" de amor, de amigo, de escárnio e maldizer.
Resposta: cançao: é uma forma musical para diversos tipos de estilo de composiçoes ou, uma composiçao musical acompanhada de um texto poetico destinado ao canto com acompanhamento ou sem. ... musica: é combinaçao harmoniosa e expressiva de sons, é composta por melodia, harmonia e ritimo.
É considerada por diversos autores como uma prática cultural e humana. Não se conhece nenhuma civilização ou agrupamento que não possua manifestações musicais próprias. Embora nem sempre seja feita com esse objetivo, a música pode ser considerada como uma forma de arte, considerada por muitos como sua principal função.