Nossos dentes têm uma anatomia própria, né?! Pois é, eles são constituídos por muitos sulcos. Por vezes, nesses sulcos acabam surgindo pigmentos escurecidos. ... Mas, na verdade, é apenas um selamento biológico, isto é, minerais e corantes que são incorporados à estrutura do dente.
O que são os sulcos dentais? Aqueles pontinhos mais escuros que você enxerga sobre o dente e muito se assemelha ao início de uma cárie, às vezes não é. Os dentes possuem sulcos que de vez em quando facilitam a retenção de alimentos.
Um desses tratamentos é a aplicação de selantes dentários, principalmente aplicados em dentes de crianças que apresentam alto risco de cárie. O que é um selante dentário? O selante dentário é um revestimento fino de resina aplicado às superfícies de mastigação dos dentes, principalmente nos molares e pré-molares.
Removendo a pigmentação do sulco Para retirá-las, o dentista irá realizar uma simples limpeza do dente, que corrigirá o problema. O processo denomina-se profilaxia dentária. É o mesmo usado para a remoção da placa bacteriana e do tártaro. Ele é feito por meio do alisamento, raspagem e polimento do dente.
A cárie oculta pode acontecer sem o desgaste do esmalte dentário, já que mesmo nesse caso as bactérias podem penetrar o dente seja por defeitos estruturais no mesmo ou por fissuras na parte superior do dente, chamada de superfície oclusal.
Em um recipiente pequeno, misture 1 colher de café de bicarbonato de sódio e o suco de um limão recém-espremido. Remova o excesso de saliva e placa com um cotonete e, em seguida, escove seus dentes com a mistura. Aguarde um minuto e enxágue bem.