Os arrotos, também chamados de eructação, acontecem devido ao acúmulo de ar no estômago. São um processo natural do corpo, entretanto, quando se tornam constantes, podem indicar problemas como refluxo gastroesofágico, úlcera gástrica e hérnia hiatal.
O arroto é causado pela ingestão de ar, e serve para liberar o gás, removendo-o pelo esôfago e, depois, pela boca. Arrotar irá ajudar o seu filho a acalmar o estômago e se livrar do ar que foi engolido durante a alimentação.
No caso dos arrotos (eructações) a principal causa é o ar engolido durante as refeições. Quanto mais rápido se come, maior é a quantidade de ar deglutido. Engolir saliva, fumar, mastigar chicletes e falar enquanto come também causam deglutição de ar. Obviamente bebidas gasosas aumentam as eructações.
Remédios caseiros para arrotos
Coma devagar, mastigue bem os alimentos e não exagere no tamanho das porções; Não mastigue chicletes nem balas muito duras, porque aumentam a salivação e a ocorrência de gases estomacais; Procure não falar demais durante as refeições, pois isso aumenta a deglutição de ar; Não force a expulsão dos gases estomacais.
O que tomar para para má digestão
A volta do leite não é o único sinal do refluxo. Há casos em que o bebê tosse, apresenta chiado no peito e tem dificuldade para respirar. “A mãe também pode desconfiar do problema quando a criança chora demais, fica irritada, inquieta, dorme mal e recusa alimentos.