Para as determinação de Cetonas no sangue utilizamos as tiras Optium ß-Cetonas que funcionam com os medidores Optium Xceed, Optium, FreeStyle Optium e Freestyle Optium NEO. Não requer codificação; Avaliação precisa do nível atual de cetona: 2 a 4 horas antes que a cetona na urina; Não é necessário usar a urina.
Na icterícia (coloração amarelada que começa na esclera, parte branca dos olhos) por disfunção hepática ou obstrução dos canais biliares a bolirrubina irá ser eliminada por meio da urina, originando uma urina mais escura (colúria).
Caso você coma algo pela manhã, aguarde de 4h a 5h para medir. Neste período, não coma nada (apenas MCT, Brain Octane ou sais de BHB, se quiser). Caso você faça exercícios físicos, aguarde de 4h a 5h para medir.
Estar em cetose gera níveis elevados de cetonas, que são detectáveis na respiração, na urina e no sangue. As tiras de teste de urina com cetona (como a Ketostix) são a forma mais rápida e fácil de testar cetonas na urina.
Há duas maneiras de determinar suas metas de macronutrientes. O método mais simples é atribuir calorias em relação aos nutrientes com uma divisão de porcentagem. O mais comum é dividido ou seja, 40% das calorias atribuída à proteína, 40% de carboidrato e 20% de gorduras.
Cálculo das calorias: Para a sua idade, este paciente deve receber 75 kcal/kg. Isto é calorias por dia. Composição das unidades calóricas: A unidade calórica da dieta 4:1 significa que 4 gramas de gordura para cada grama da soma de proteínas e carboidratos.
Imagem: iStock Na dieta cetogênica clássica, o consumo de carboidratos é baixo (entre 4% e 10% das calorias diárias) o de gorduras chega a 90% e não pode ser menor do que 60%, e o restante das calorias vêm das proteínas. A quantidade de calorias varia individualmente, mas costuma ficar entre 1000 e 1400 ao dia.
No cardápio da dieta cetogênica para emagrecer, deve-se eliminar todos os alimentos ricos em açúcar e carboidratos, como arroz, macarrão, farinha, pão e achocolatados, aumentando consumo de alimentos fontes de proteínas e gorduras, como carnes, ovos, sementes, abacate e azeite.
Para calcular os carboidratos líquidos em alimentos integrais, subtraia a fibra do número total de carboidratos. Para calcular os carboidratos líquidos em alimentos processados, subtraia a fibra e uma parte dos álcoois de açúcar.
Conta de somar - É necessário somar todos os alimentos que contêm carboidratos que se vai ingerir numa refeição. Por exemplo: 3 colheres de arroz (40g HC) + 1 fruta média (20g HC) = 60g HC.
A reposição em bolus é classificada em: correção que é calculada subtraindo o valor da meta glicêmica do valor da glicemia do momento e dividindo o resultado pelo fator de sensibilidade; refeição que é calculada através da divisão de 500 pela dose total de insulina aplicada ao dia.
O ideal é evitar administração da glicose pura por via IV pelo risco de desenvolvimento de flebite, devendo-se idealmente diluir no mínimo duas vezes a glicose a ser administrada. A dose preconizada de glicose em bolos é de 1 mL/kg de uma solução de glicose a 50%.