As 5 melhores cidades de Santa Catarina para morar
Saiba quais são as melhores cidades litorâneas de Santa Catarina
1º lugar: São Caetano do Sul (SP) A renda dos moradores é classificada em mais de 2000 reais per capita ao mês e se configura como o principal indicador no ranking do IDH, como também a expectativa de vida que está em 78,2 anos. Além disso, São Caetano do Sul tem ótimos resultados quando se fala em educação.
Morar em Santos, cidade localizada no litoral paulista, significa desfrutar de uma incrível qualidade de vida em meio à natureza, praias e a simplicidade da vida caiçara. E tudo isso ao mesmo tempo em que é possível aproveitar bons serviços, como nas grandes metrópoles.
As cinco primeiras colocadas no ranking foram Maringá (PR) — campeã por três edições, em 2017, 2018 e 2021 —, seguida por Jundiaí, São José do Rio Preto, Piracicaba e São José dos Campos, todas em São Paulo. Entre as capitais, se destacam Curitiba (PR), Vitória (ES), Belo Horizonte (MG), São Paulo e Florianópolis (SC).
E uma das principais vantagens, que fazem Santos estarem na lista das cidades favoritas de quem procura um novo lugar para morar, é a proximidade com a capital São Paulo. Durante os fins de semana é possível viajar para outras praias da região ou aproveitar os dias de descanso na capital, com um clima mais agitado.
O custo para morar na praia vai depender da cidade que você escolher, a quantidade de imóveis naquele local e o fluxo de turistas. Se a praia for mais badalada, o custo de um apartamento de 160 m² pode ficar na casa dos R$ 3 milhões.
A cidade é uma opção econômica para quem mora e trabalha na vizinha Santos. ... Para o professor de economia da UniSantos José Pascoal Vaz, São Vicente tem, historicamente, a economia mais desaquecida que Santos, o que explica a menor renda per capita e o menor valor dos imóveis.
Moradia