Como Soldar Alumínio com TIG
Para fazer o acionamento da tocha TIG utilizando uma inversora de solda Eletrodo, deve-se riscar o eletrodo de tungstênio na peça de trabalho. Esse procedimento pode ocasionar um desgaste prematuro nos consumíveis e gerar custos desnecessários.
Como soldar alumínio com acetileno
A solda TIG (Gás Inerte de Tungstênio) é talvez o principal método utilizado para a soldagem de alumínio. Isso porque, a peça de alumínio exige uma grande quantidade de calor para atingir a temperatura correta e depois acaba mantendo o calor por mais tempo.
INSTRUÇÕES DE USO:
A soldagem requer uma técnica que direcione o arco elétrico para a peça de alumínio e permita que o alumínio fundido na poça de fusão escoe para a outra peça entrando em contato com o alumínio do revestimento. Outro método de unir o alumínio ao aço envolve o revestimento da superfície de aço com solda de prata.
Ao adotar um animação de proteção, 100% de argônio é melhor para soldagem MIG de alumínio. O soldador precisa adotar um cordão de soldar ou bastão que tenha uma coalizão similar à das peças de trabalho tanto quanto possível, para fazer uma soldadura de qualidade.
Eletrodo OK Alumínio 96.
Para soldar TIG com essas máquinas é muito simples. Basta utilizar uma tocha com válvula e engate rápido padrão (9 mm ou 13 mm) e conectar essa tocha a um cilindro de gás argônio. A tocha será conectada ao terminal negativo e o cabo com a garra será o terminal positivo da máquina.
A Inversora de Solda possui a mesma função do Transformador de Solda. ... É um equipamento de uso profissional, ideal para soldagem de estruturas leves, montagens e uso em serralherias. Por serem mais compactas, as inversoras de solda pesam em média até 14kg, diferente dos transformadores, que pesam em média 30kg.
Tenha atenção e minúcia nos movimentos ao soldar Os movimentos no processamento de soldagem precisam ser sutis, ao ponto de aproximadamente não descansar na superfície, uma vez que o eletrodo pode grudar fácil a superfície metálica.
Estime a amperagem inicial de acordo com o tamanho do eletrodo. Assim que o eletrodo for selecionado, a amperagem correta pode ser estimada a um ampere por milésimo de milésimo de polegada (2,54 cm) de diâmetro do eletrodo. Assim, um eletrodo de 0,63 cm requer 250 amperes. Use uma passada para uma base de metal fina.
Pegue um pedaço de metal, e vamos fazer um teste, este é o meio mais rápido de fazermos esta regulagem. Regule a solda para a potência que deveria ser a correta, comece a soldar e vá regulando no botão de velocidade, até conseguir fazer uma solda suave.
Mordedura: A mordedura é caracterizada pela fusão da superfície da chapa do metal de base próxima a margem do cordão de solda. Trincas: São consideradas as descontinuidades mais graves em soldagem, fortes concentradores de tensão, podendo favorecer o início de fratura frágil na estrutura soldada.
Empurre a solda para reduzir a contaminação e melhorar a cobertura de gás de proteção. Solda a quente e rápido, usando configurações de amperagem e tensão mais altas e velocidades de deslocamento da solda para evitar a queima. Encha a cratera de solda no final de uma solda.
Com todas as dicas preliminares em mente, é hora de colocar tudo em prática:
E6013: indicado para metais de pequena espessura Esse eletrodo é o mais popular do mercado, o famoso “pau pra toda obra”. Possui em seu revestimento um alto percentual de dióxido de titânio, podendo-se trabalhar chapas finas em todas as posições.