Extensão do Trapézio Superior Para exercitá-lo, sente em uma posição reta, coloque o braço direito atrás das costas e, gentilmente, puxe a cabeça na direção do ombro esquerdo, com a mão esquerda. O alongamento será sentido do lado direito. Mantenha por 30 segundos, volte à posição inicial e repita para o outro lado.
O incômodo na região dos ombros (trapézio superior), pode ocorrer pelo excesso de uso e sobrecarga da musculatura, desequilíbrios viscerais, inervação debilitada por compressões do disco intervertebral e compressão dos nervos espinais, com ou sem fatores psicossomáticos e alimentares associados.
Trapézio — é um músculo plano de forma triangular, tem origem ao longo da coluna torácica e inserção na região posterior do ombro (espinha da escápula e acrômio) e na base do crânio (linha nucal do occipital), e é inervado pelo nervo acessório.
São quatro os músculos extrínsecos da língua: genioglosso, estiloglosso, palatoglosso e hioglosso. Genioglosso: compõe a massa do tecido lingual, é o mais forte e o maior dos músculos extrínsecos.
Seis músculos extrínsecos movimentam o olho: os músculos reto superior, reto inferior, reto medial, reto lateral, oblíquo superior e oblíquo inferior; e mais um, o levantador da pálpebra superior, que abre a pálpebra.
A língua na verdade é formada por dois grupos de quatro músculos que trabalham juntos. Eles incluem os músculos intrínsecos, responsáveis pelas alterações da forma da língua, e os músculos extrínsecos, que auxiliam no movimento e fixam a língua a estruturas da cabeça e pescoço.
Músculos mastigatórios: são aqueles que estão ligados apenas à realização dos movimentos mandibulares: temporal, masseter, pterigóideo lateral, pterigóideo medial e ventre anterior do digástrico.
Dois terços anteriores. Os dois terços anteriores são inervados por: Ramos sensitivos do nervo lingual (par craniano V/III – Nervo trigêmeo, ramo mandibular) e pelo ramo da corda do tímpano do par craniano VII – nervo facial para o paladar. Ramos motores do nervo hipoglosso (par craniano XII), um dos nervos cranianos.
XII- Nervo hipoglosso Nervo motor responsável pelos movimentos dos músculos da língua, faringe e laringe.
Artéria lingual Ela cursa sob os músculos hioglossos e se ramifica nas artérias lingual profunda e sublingual, que fornecem suprimento sanguíneo para os músculos intrínsecos da língua e para o assoalho da boca.
O segundo ramo é o nervo lingual, que inerva a língua, o assoalho da boca e as glândulas submandibulares e sublinguais com fibras sensitivas do nervo trigêmeo e fibras parassimpáticas da corda do tímpano do nervo facial (NC VII).
Passa pelo forame infraorbital em direção aos lábios e sofre ramificações para inervar a pele da parte superior da bochecha, a túnica mucosa do seio maxilar, os dentes incisivo, canino e pré-molar, parte superior da gengiva, pele e túnica conjuntiva da pálpebra inferior, parte do nariz e pele e túnica mucosa do lábio ...
O efeito anestésico de bloqueio do nervo alveolar inferior, é produzido pela distribuição rápida da solução anestésica na fossa infra-temporal para o forame da mandíbula. A anestesia do nervo alveolar inferior pode ser realizada através de duas técnicas: a direta e a indireta.
Inervação da língua Todos os músculos da língua são inervados pelo nervo hipoglosso (NC XII), exceto o músculo palatoglosso, que é suprido pelo nervo vago (NC X).
O nervo hipoglosso é responsável pela inervação dos músculos associados à movimentação da língua, classificados como extrínsecos e intrínsecos a ela.
A parte dorsal da língua pode ser dividida em duas partes: uma porção oral, que se encontra dentro da cavidade bucal, e uma porção faríngea (terço posterior da língua) fazendo face à parte de trás da orofaringe. As duas partes são separadas por um sulco em forma de V (sulco terminal).
É assim chamado por possuir três ramos: o mandibular, o oftálmico e o nervo maxilar. É um nervo com função mista (motora e sensitiva), porém há o predomínio de função sensitiva. Controla, principalmente, a musculatura da mastigação e a sensibilidade facial.
O trigêmeo é o quinto nervo e está essencialmente ligado à sensibilidade da face. É verdade que o ramo mandibular possui uma porção motora responsável pela enervação do músculo masseter da mastigação que recebe suprimento nervoso motor e não sensitivo do nervo trigêmeo.
O método mais utilizado de cirurgia para tratamento da nevralgia do trigêmeo é a introdução de um cateter em cuja extremidade um balãozinho é insuflado e permanece distendido por 50 segundos em média, sendo esvaziado em seguida.