A seringa para a injeção intramuscular varia conforme o volume a ser injetado (entre 1,0 e 5 ml). O comprimento e o calibre da agulha variam de acordo com a massa muscular e a solubilidade do líquido a ser injetado, geralmente utilizamos as agulhas 25 x 08 ou 30 x 07 mm.
Este medicamento pode ser comprado em farmácias, por um preço de cerca de 7 e 14 reais, mediante apresentação de receita médica.
- Coloque a braçadeira ao redor do braço do paciente (de preferência o esquerdo), ficando a mesma cerca de 2 cm acima da fossa cubital (dobra do braço). - Palpe a artéria braquial logo abaixo da fossa cubital e ponha o diafragma do estetoscópio em cima desta.
Onde se deve medir a pressão. A pressão arterial pode ser medida em casa, em farmácias ou no pronto-socorro, sendo que, em casa, deve-se optar por medir a pressão arterial com um aparelho digital em vez de medir manualmente, por ser mais fácil e rápido.
Devemos tomar o pulso com dois dedos: indicador e médio. Com o indicador pressionamos a artéria contra o osso e, com o dedo médio, percebemos o pulso. O pulso pode ser tomado em diversos pontos do corpo.
Atualmente, a maioria dos aparelhos para medir pressão arterial funciona pelo método oscilométrico. Nele, o manguito atrelado ao aparelho de aferição atua por insuflação e desinsuflação, dando a sensação de pressão e restrição no braço do usuário.
A medida da pressão arterial é normalmente aferida em mm de Hg (milímetros de mercúrio). Considera-se como pressão normal a medida que está entre 120 e 80 mm de Hg. Para simplificar, na rotina e prática clínica diárias os profissionais de saúde suprimem o último zero e corriqueiramente fala-se “12 por 8”.