O termo Patologia, cujo sentido é “estudo das doenças”, deriva do grego pathos, que significa doença, e logos, que significa estudo. Apesar do significado, a Patologia não estuda todos os aspectos das doenças, pois está mais voltada para a análise das alterações que elas provocam em células, tecidos e órgãos.
Patologia: confira 5 dicas de estudo essenciais!
Etiologia - Parte da patologia que se atém às causas das lesões; 2. Patogenia - Parte da patologia que se atém ao mecanismo de formação das lesões; 3.
A patologia engloba áreas diferentes como: Etiologia: Estuda as causa gerais de todos os tipos de doenças, podendo ser determinado por fatores intrínsecos ou adquirido. Patogenia: É o processo de eventos do estímulo inicial até a expressão morfológica da doença.
Uma infecção viral que produza reacções adversas num hospedeiro susceptível é denominada de doença viral ou virose. Para que uma infecção ocorra é necessário que haja uma fonte de vírus com virulência e em número suficiente para iniciar o contágio do hospedeiro com maior ou menor resistência.
1-Doenças virais localizadas são aquelas que tem como característica a replicação do vírus nas proximidades do local de entrada. 2-Doenças virais sintomáticas podem ser definidas como aquelas que se manifestam após o aparecimento de sintomas provenientes de outra infecção, anterior a entrada do vírus.
Doenças virais são aquelas que são produzidas no organismo por micro-organismos chamados vírus.
É transmitida por espirro, tosse ou fala, sendo importante a notificação à escola caso uma criança contraia. A grande diferença entre Viroses e Bacterioses: A principal diferença das infecções bacterianas e virais está na presença de pus.