Descarga disparada/reparo caixa acoplada
Se o sistema está com a descarga vazando água no vaso, há um provável defeito na vedação ou então no ajuste da corrente/corda utilizada para acionar o sistema, caso estejamos lidando com o sistema acoplado ou de caixa. Para esses dois casos, é necessário abrir a tampa da descarga para ter acesso às peças internas.
Isso ocorre quando a tubulação não consegue dar vazão justamente porque a fossa está cheia. A falta de vazão faz com que a descarga perca velocidade para encher e o vaso não tenha força suficiente para fazer descer os dejetos, principalmente as fezes.
Quando a regulagem não está correta, a caixa enche mais do que deveria e ocorrem os vazamentos. Para resolver, é necessário regular novamente a boia. Primeiro, abra a tampa da caixa acoplada; na haste da boia, você verá dois parafusos de plástico. O parafuso que fica sempre à esquerda é o que regula a entrada de água.
Muitas vezes o fator da água voltando pelo ralo pode estar totalmente ligado ao fato de jogarmos comida, sujeira, cabelo, no ralo. Seja do banheiro ou da cozinha. Então devemos estar atentos porque o acúmulo de sujeira é gradual, silencioso e aparece quando menos precisamos ou quando estamos desprevenidos.
Quando o vaso sanitário entope devido a fossa estar cheia, ele não está sozinho. Então, tanto o vaso, quanto o ralo do chuveiro e o lavatório terão o escoamento afetado. Com essa diminuição de velocidade da descarga, o vaso pode não ter força para despejar os dejetos na fossa e entupir no meio do caminho.
8 formas de desentupir vaso sanitário ou privada rapidamente!