Resposta. Explicação: Ela é avascular, sendo assim ela necessita estar perto de água, o que limita seu crescimento.
Didaticamente, as plantas são divididas em quatro grupos principais, tomando como base características como a presença ou ausência de vasos condutores, sementes, flores e frutos. Esses grupos são as briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas.
Em resumo, as folhas fazem a respiração e a fotossíntese; as raízes absorvem substâncias do solo; o caule sustenta o vegetal; e as flores e frutos estão relacionados com a reprodução.
No Reino Plantae (lê-se “plante”), as plantas são classificadas em briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas.
Os organismos do Reino Plantae são multicelulares, com células eucarióticas. São autossuficientes, ou seja, produzem o próprio alimento através da fotossíntese, sendo assim chamados de autótrofos. Todas as células vegetais possuem celulose em sua parede celular, vacúolos e cloroplastos em seu interior.
Parte que interliga a raiz com as folhas, o caule é responsável por sustentar a planta e por levar a água e os sais minerais das raízes até as folhas, por meio de vasos existentes dentro do caule, e também transportar os açúcares (produzidos na fotossíntese) das folhas até as raízes.
É a coluna principal do vegetal, geralmente aéreo, com ou sem clorofila. A sua função é sustentar as folhas, flores, ramos e frutos, ligar às raízes e conduzir a seiva (água e sais minerais). Os caules são classificados em: aéreos, subterrâneos e aquáticos.
A folha é um órgão vegetal que faz parte das plantas terrestres. Ela surge do caule e nela é realizada a fotossíntese, ou seja, onde o alimento para as plantas é produzido. Além disso, as folhas libertam o oxigênio necessário para a respiração dos seres vivos. É justamente essa a sua principal função.
As folhas são estruturas muito importantes para os vegetais, pois são elas as responsáveis pela realização da fotossíntese, processo que garante a sobrevivência da planta. ... Há folhas, como as das pteridófitas, que se dividem em folíolos e abrigam os esporângios, responsáveis pela sua reprodução.
Os estômatos são estruturas encontradas na epiderme vegetal que apresentam como função principal as trocas gasosas. ... Estes, por sua vez, são encontrados normalmente nas partes aéreas da planta, principalmente nas folhas, e estão relacionados principalmente com a entrada e a saída de gases, inclusive vapor de água.
As nervuras têm no seu interior um conjunto de vasos condutores de seiva que prolongam os correspondentes vasos do pecíolo, permitindo a transição de água e nutrientes entre as folhas, o caule e o resto da planta. ... A nervura central abastece e sustenta o resto da folha.
Significado de Nervura substantivo feminino [Botânica] Filamento ramificado e saliente do limbo das folhas em geral e das pétalas de algumas flores, por onde é transportada a seiva. [Zoologia] Filete córneo que se ramifica nas asas dos insetos.
qualquer folha com alguma alteração para realizar função diferente dessas é uma folha modificada. essas folhas podem realizar fotossintese, ou não. essa folhas podem ser espinhos, catáfilos, brácteas, gavinhas, filódios e carnívoras.
Coriáceo significa "semelhante ao couro". ... Em botânica , diz-se que uma folha é coriácea quando a sua textura é semelhante a couro e se quebra facilmente.
As membranosas, com poucas camadas de células, encontradas em lugares úmidos e poucos expostos ao sol nas florestas.
FOLHA GLABRA: folha sem pêlos. FOLHA IMPARIPINADA: folha composta pinada que se termina por um folíolo.
Simples: limbo não dividido; Composta: o limbo é dividido em folíolos....Quanto à superfície:
As folhas podem ser classificadas em simples ou compostas. No primeiro caso estão as folhas cujo limbo é inteiro. No segundo, estão as folhas cujo limbo está dividido em pequenas porções denominadas folíolos.
A folha tem origem exógena no caule e se forma próximo do ápice caulinar. O primórdio foliar inicia-se como uma pequena protuberância a partir de repetidas divisões periclinais e anticlinais das células das camadas superfíciais do meristema caulinar, logo abaixo do promeristema (Fig.
Lanceolada: lâmina foliar longa e relativamente estreita, semelhante à ponta de uma lança. Espatulada: folha relativamente longa e com extremidade alargada, semelhante à uma espatula. Arredondada: Agrupou-se aqui todos os padrões onde o limbo é de alguma forma circular.