Trabalhador do setor privado, trabalha para um empregador, uma empresa ela paga o salário. Trabalhador do setor público trabalha para o governo na área pública, presta serviço para a população, o público paga o salário.
Há muitas diferenças entre trabalhar nos setores público e privado. ... "No setor privado, o sucesso depende das atividades realizadas por meio do fornecimento de produtos ou serviços prestados. Já o setor público é a atividade do estado, seja na esfera municipal, estadual ou federal.
Serviços públicos não são prestados exclusivamente pela administração pública. De maneira geral, a prestação indireta desses serviços se dá por meio de três dispositivos legais: pela concessão, permissão ou autorização do poder público.
São eles:
Também são considerados serviços essenciais supermercados e feiras de produtores (venda de hortigranjeiros) e lojas de materiais de construção e ferragens.
Sim. Como dito anteriormente, há legislação federal que garante às concessionárias o corte por falta de pagamento assim como o envio do nome do consumidor aos cadastros de restrição ao crédito, como o SCPC. No caso da energia elétrica, o prazo de corte é de até 90 dias após vencimento da conta em atraso.
A norma prevê que somente após prévia comunicação da prestadora do serviço ao usuário pode ocorrer a suspensão dos serviços por falta de pagamento e estabelece uma condição temporal para a suspensão do fornecimento de água e luz (atraso igual ou superior a 60 dias).
Suspenso o serviço por falta de pagamento, quando esse for realizado, a energia elétrica deve ser restabelecida no prazo de 24 horas. Destacamos que algumas decisões judiciais têm determinado que os serviços essenciais não podem ser objeto de desligamento ou corte, na ocorrência de inadimplência.