VLSM (Variable Lenght Subnet Mask) é um método de cálculo de sub-redes mais eficiente que o tradicional, você pode alocar somente os bits necessários da sub-rede utilizando máscaras de tamanho variáveis. ... É possível redimensionar sub-redes dentro de uma sub-rede calculada.
VLSM (Variable Lenght Subnet Mask) é um método de cálculo de sub-redes utilizando máscaras de tamanho variáveis e surgiu da necessidade de otimizar-se o espaço de endereçamento disponivel. essa tecnica é utilizada normalmente quando se deseja atingir algum dos pontos a seguir: - Menor desperdício de endereços IPs.
CIDR (Classless Interdomain Routing) ... O endereçamento CIDR usa a notação / (barra) para indicar a quantidade de bits que identifica a rede (que pode ser qualquar valor entre 0 e 32 bits) e, por consequência, a quantidade de bits que identificam hosts dentro da rede.
Uma sub-rede é uma subdivisão lógica de uma rede IP. ... Máscaras de sub-rede também são expressadas na notação ponto-decimal como um endereço. Por exemplo, 0 é a máscara de sub-rede para o prefixo 192.
Para calcular o número de hosts, examine o terceiro e o quarto octeto. Depois de pegar emprestados 10 bits para a sub-rede, há 6 bits de host restantes no terceiro octeto e 8 bits de host restantes no quarto octeto.
Para saber isso, basta elevar 2 ao número de bits 0 na máscara, menos os dois bits reservados de cada rede, ou seja, como temos seis bits zero nossa conta fica 2^6 - 2, isso nos deixa com 62 hosts para cada rede. Se quisermos saber qual é o endereço de cada sub rede, basta realizar os mesmos passos de antes.
Máscaras de Subrede para Classe A