Como a região é formada por um deserto (Saara), o rio Nilo ganhou uma extrema importância para os egípcios. ... As águas do rio Nilo também eram utilizadas para beber, pescar e fertilizar as margens, nas épocas de cheias, favorecendo a agricultura.
Inventaram o fermento de pão , foram pioneiros na domesticação de animais , nos possibilitaram um grande conhecimento na agricultura, também nos deu grandes avanços na medicina, e por ultimo não poderia esquecer, nos deram muito conhecimento na matemática, um ex são suas piramides que foram muito bem projetadas.
Os vizires eram nomeados pelos faraós e muitas vezes pertenciam à família de um faraó. O principal dever do vizir era supervisionar o funcionamento do país, muito parecido com um primeiro ministro. ... O Judiciário fazia parte da administração civil, e o vizir também se sentava no Supremo Tribunal.
A função dos escribas era escrever hieroglífica e demótica, a escrita egípcia. Eles registravam os principais fatos da sociedade e principalmente da vida do faraó. Os escribas escreviam em um papel confeccionado de fibras da planta papiro, nas paredes das pirâmides e em placas de pedra.
Os escribas eram homens considerados doutores, mestres especializados no estudo e na aplicação da lei ou Torá. E os fariseus, a maioria não sacerdotes, mas participavam voluntariamente dos cerimoniais religiosos e praticavam diversos rituais como lavar as mãos antes e depois das refeições.
Os escribas eram os únicos que dominavam a leitura e a escrita dos hieróglifos. Sua formação acontecia em uma escola palaciana onde os mais bem preparados obtinham cargos de fundamental importância para o Estado.
A escrita do antigo Egito era organizada em forma de hieróglifos, mas existiam outras duas formas de escrita: escrita hierática (escrita em formato cursivo para fins comerciais) e a escrita demótica (mais simplificada e mais popular).
As formas do egípcio antigo, médio e tardio foram todas escritas usando-se hieróglifos e hierático. O demótico foi escrito usando-se uma escrita derivada do hierático; sua aparência é vagamente similar à moderna escrita árabe e também é escrita da direita para a esquerda (embora as duas não sejam relacionadas).
Acredita-se que tiveram origem por volta de 3000 a.C. O uso da escrita hieroglífica surgiu a partir de sistemas de símbolos proto-letrados no início da Idade do Bronze, por volta do século 32 a.C (Naqada III), com a primeira frase decifrável escrita na língua egípcia que data da Segunda dinastia (século 28 a.C.).
Uma escrita sistematizada aparece somente por volta de 3500 a.C., quando os sumérios desenvolveram a escrita cuneiforme na Mesopotâmia. Os registros cotidianos, econômicos e políticos da época eram feitos na argila, com símbolos formados por cones. Nesse mesmo momento, surgem os hieróglifos no Egito.