O movimento uniforme acontece com velocidade constante. Nesse tipo de movimento, não há aceleração. O movimento uniforme ocorre quando um móvel desloca-se em linha reta e com velocidade constante. No movimento uniforme, o móvel percorre espaços iguais em intervalos de tempo iguais.
Na física, o movimento uniforme (MU) representa o deslocamento de um corpo a partir de determinado referencial , sob velocidade constante. ... Por exemplo, um carro que percorre uma trajetória (São Paulo-Rio de Janeiro) com velocidade constante de 120 km/h.
Movimento uniforme é o deslocamento que ocorre em linha reta e com velocidade constante, assim, percorre distâncias iguais em intervalos de tempos iguais. No movimento uniforme, não há aceleração.
A Cinemática é a área da Física que estuda os movimentos dos corpos. Um dos primeiros conceitos a ser estudado nesse conteúdo é o movimento uniforme. Com ele, é possível calcular a velocidade, descobrir a posição e até quanto tempo levou para um carro percorrer a distância entre duas cidades, por exemplo.
movimento uniforme pode ser representado na forma de gráficos de posição em função do tempo com retas ascendentes ou descendentes. Retas ascendentes correspondem a movimentos progressivos, ou seja, movimentos nos quais os móveis afastam-se de seu referencial.
Movimento Retilíneo Uniforme (MRU) é o movimento que ocorre com velocidade constante em uma trajetória reta. Desta forma, em intervalos de tempos iguais o móvel percorre a mesma distância.
Movimento Retilíneo Uniforme (MRU) Denominamos de movimento retilíneo uniforme, ou apenas MRU, um movimento onde a velocidade do corpo (módulo, direção e sentido) se mantém constante ao longo do tempo, ou seja, a aceleração do corpo é nula.
A função horária da velocidade de um móvel em movimento retilíneo uniformemente variado (MRUV) é a expressão matemática que fornece a velocidade v do móvel em qualquer instante t. Para obter essa função, consideremos um móvel que se desloca, ao longo de uma trajetória, com aceleração escalar constante.
para determinar o instante que A encontra B basta igualar as funções SA = SB. Portanto, t = 20 s. b) a que distância da posição inicial de A ocorre o encontro.
A função horária do espaço de um corpo que se desloca no S.I. é: x = -10 + 2t + 4t². Qual a função horária da velocidade para este movimento? Pela equação dada se conclui que o espaço inicial é -10 m, a velocidade inicial é 2 m/s e a aceleração 8 m/s², logo a equação da velocidade é v = 2 + 8t.
A função horária do espaço permite localizar um móvel, em qualquer instante, que se movimenta com velocidade constante, desde que seu espaço inicial e sua velocidade sejam conhecidos.
Para calcular a velocidade média, precisamos saber a distância entre as cidades e tempo de duração da viagem. Por exemplo, vamos supor que um carro dirigido por uma pessoa gastou 3 horas para percorrer 240 quilômetros. A velocidade média será determinada através da divisão entre a distância e o tempo gasto na viagem.
A aceleração média é a velocidade de um determinado corpo, por exemplo, um cachorro correndo, ele atinge uma determinada velocidade, uma pessoa andando ela atinge uma determinada velocidade, e assim por diante.