O que é marca própria? ... Dada essa definição, a marca própria diz respeito aos produtos ou serviços que pertencem aos atacadistas, varejistas e quaisquer distribuidores de bens de consumo que sejam devidamente registrados e vendidos com exclusividade no mercado.
A marca é a identidade da empresa, ou seja, a forma como ela é reconhecida no mercado. Portanto, deve traduzir a imagem que se deseja passar para o mercado. Por isso, a definição do posicionamento do negócio e de suas vantagens sobre a concorrência são fatores essenciais para repensar uma marca ou criá-la.
Simplificando, marca é todo o sinal distintivo que serve para destacar, no mercado consumidor, produtos ou serviços a ela vinculados. ... Nesse contexto, é possível afirmar que a marca exerce funções primordiais no mercado de consumo.
A marca é responsável pela percepção que o cliente tem de um produto ou empresa. Ela transmite os valores empresariais e fornece uma identidade ao negócio.
O registro da marca protege os interesses da empresa. A marca está entre os mais importantes patrimônios de uma empresa. Quando bem cuidada, pode gerar lucros constantes por meio de exploração direta ou indireta, pois é o principal elo entre o negócio e o cliente.
O registro de marcas e patentes é uma forma de proteger o patrimônio da empresa, que pode ser copiado e roubado. A marca identifica a empresa e distingue um produto ou serviço de outros iguais ou semelhantes. Também agrega valor aos produtos ou serviços por elas identificados e ajuda a fidelizar o consumidor.
Somente o INPI protege arte e fonema que representam a sua empresa. Com o registro de marca no INPI, sua empresa tem direito de realizar ações legais para proteger a marca (arte e fonema) quando julgar necessário. Pode, por exemplo, notificar e impedir concorrentes de utilizá-la indevidamente por meio da justiça.
A importância do registro de marcas Ela serve não só para apresentar o seu negócio ou produto ao mercado, mas também para conquistar o consumidor e despertar sua identificação. Portanto, a marca também é uma criação intelectual. Ela merece sua atenção não só na hora de criá-la, mas também de protegê-la.
A proteção às marcas e patentes no Brasil, atualmente, é regulada pela lei 9.
Instituto Nacional da Propriedade Industrial