O nutricionista pode contribuir bastante para o paciente evitar a desnutrição, tendo em vista o grande desgaste físico decorrente do tratamento dialítico, já que o tratamento resulta em grande perda de proteína, vitaminas e outros nutrientes.
Oferece conforto e segurança aos pacientes Quando trabalham em conjunto, os profissionais conseguem oferecer mais conforto para o paciente, possibilitando também que ele fique menos tempo internado. Em geral, as equipes conseguem elaborar um tratamento melhor e mais completo para quem está sob cuidados.
A enfermagem possui papel preponderante no controle da Nutrição Parenteral e Enteral, desde a manutenção e controle da via escolhida, o volume administrado e até as mais variadas reações que o paciente possa apresentar durante esta terapêutica.
PAPEL DO TÉCNICO DE ENFERMAGEM DA DIETOTERAPIA O técnico de enfermagem deve administrar a dieta aos pacientes impossibilitados de fazê-lo por si próprio. Após anotar no prontuário a aceitação alimentar do paciente.
Dietoterapia: tratamento de indivíduos portadores de determinada patologia através de alimentação adequada considerando todas as condições em que se encontra o paciente. - necessidades nutricionais para manutenção ou reparação do organismo.
Portanto a dieta hospitalar garante o aporte de nutrientes ao paciente internado e preserva seu estado nutricional, por ter um papel co-terapêutico em doenças crônicas e agudas.
Quais são as principais dietas especiais e o que cada uma envolve?
Desse modo, as dietas podem ser classificadas de acordo com: consistência; conteúdo de nutrientes e composição química; condições especiais; preparo de exames; pré e pós-operatórios.