Ao longo de 1961 e 1963, Bandura e sua equipe tentaram demonstrar a importância da aprendizagem observacional em crianças e como a imitação de um modelo – um adulto – tem para os pequenos mais relevância que o simples fato de oferecer ou tirar um reforço para estabelecer um comportamento, uma aprendizagem.
Segundo Bandura, todos os fenômenos que ocorrem por meio de experiências diretas podem também ocorrer de forma vicariante. Ele explica que por reforço vicariante entende-se o aprendizado a partir da observação de outras pessoas e das consequências geradas ou obtidas por elas.
Esta teoria fundamenta-se em vários mecanismos, tais como: no condicionamento clássico e operante (formas de aprendizagem); na imitação e modelagem; na curiosidade e competência; na memorização e inteligibilidade; e, como último exemplo, nas aspirações e expectações.
Compartilhar: As funções executivas são as habilidades cognitivas que nos permitem controlar e regular nossos pensamentos, nossas emoções e nossas ações diante dos conflitos ou das distrações. ... A flexibilidade cognitiva, ou seja, a capacidade de pensar de forma criativa e de se adaptar às demandas inconstantes.
O gerenciamento de nossas emoções e relacionamentos é um aprendizado que começa desde cedo. Por essa razão, ter acesso a uma educação socioemocional é de extrema importância!
Para assegurar uma formação integral dos estudantes, as competências socioemocionais precisam ser trabalhadas em conjunto com as cognitivas. Uma maneira de implementar o socioemocional como um princípio didático é adotar uma proposta pedagógica que integre a afetividade ao currículo./span>
A neurociência e os conhecimentos da natureza cognitiva das emoções mostram que o desenvolvimento das habilidades socioemocionais e afetivas impactam direta e positivamente na aprendizagem. Mas há outro ponto a favor do trabalho com as emoções: a melhora no clima escolar e na convivência entre os estudantes.
Portanto, todos os professores devem considerar os princípios socioemocionais no momento de planejar suas aulas e atividades....Sendo assim, esse trabalho envolve o estímulo a habilidades como:
Trata-se, muito resumidamente, de um projeto educacional que promove, além do acompanhamento curricular tradicional, também o desenvolvimento intencional da inteligência emocional e das chamadas habilidades socioemocionais, como proatividade, perseverança, criatividade e pensamento crítico, auxiliando alunos e alunas a .../span>