Os alunos do Programa Universidade para Todos (ProUni) que estudam em regime de turno integral receberão uma bolsa-permanência no valor de R$ 300,00. A medida foi publicada nesta sexta-feira, 24, no Diário Oficial da União, pela Portaria nº 569.
Veja abaixo 9 motivos que podem fazer você perder a sua bolsa de estudos do Prouni:
Por quanto tempo a bolsa do Prouni é válida? A bolsa é válida para até o dobro do tempo normal de duração do curso escolhido, se um curso dura 4 anos, a bolsa pode ser estendida para até 8 anos e quando concluído, o estudante deve solicitar o encerramento da bolsa.
Por quanto tempo o bolsista do Prouni pode trancar a matrícula? O bolsista do Prouni pode trancar a faculdade, mas há um limite de 4 semestres (2 anos) para ficar com a vaga em desuso. Também é preciso verificar as regras de cada entidade de ensino.
O bolsista do Prouni pode solicitar o trancamento da matrícula, de acordo com as normas da instituição. Nesse caso deverá ser solicitada a suspensão do usufruto da bolsa. Porém o período em que a bolsa ficar suspensa é considerado de efetiva utilização, ou seja, é descontado do seu prazo total de utilização.
Alunos que faltarem a mais de 25% das aulas são enquadrados em “evasão escolar”. Logo, perder o benefício da bolsa do Prouni automaticamente. Além disso, de acordo com um parecer do MEC, do ano de 1997 e ainda vigente, todo aluno que não tiver o mínimo de 75% de presença nas aulas pode ser reprovado por faltas.
A fraude só existe se, no momento do ingresso, o aluno mentir sobre sua renda para obter o benefício. Para pleitear uma bolsa integral do ProUni a renda familiar per capita máxima do aluno tem que ser de 1,5 salários mínimos. No caso do benefício parcial, o teto se estende a 3 salários por membro da família.
Se você já foi bolsista do ProUni e concluiu a graduação, não pode mais concorrer a uma bolsa do Governo. A regra é clara: quem já se formou não pode participar do Programa.
Sim. Quem já concluiu o curso de graduação por meio do Prouni pode se inscrever no Sisu normalmente, desde que tenham participado da última edição do Enem. No caso do Sisu 2021, é necessário ter feito o Enem 2020.
Mas quem já tem a bolsa pode tentar uma vaga na universidade pública? A resposta é sim! ... Isso porque, pelas regras do Ministério da Educação (MEC) não é permitido ter uma bolsa de estudos do ProUni e estar matriculado em uma universidade pública ao mesmo tempo.
Sim, é possível fazer uma faculdade pública e uma particular ao mesmo tempo, desde que a vaga nesta última não seja ocupada por meio de programas do governo federal.
Ou seja, não é possível fazer dois cursos de graduação na mesma universidade ou em instituições distintas. ... Isso porque o Governo estabelece que só é permitido cursar a graduação em seus programas educacionais do ensino superior, como o Sisu e Prouni, caso o estudante não esteja matriculado em outro curso superior.
Somente poderá se inscrever no Prouni o estudante brasileiro que não possua diploma de curso superior e que tenha participado do Enem mais recente e obtido, no mínimo, 450 pontos de média das notas. Além disso, o estudante não pode ter tirado zero na redação.
Mas como conseguir desconto na faculdade já cursando a graduação?