1a) A forma e a espessura do acrômio - O normal é ser fino e reto (tipo I). Quando ele é curvo (tipo II), ganchoso (tipo III) ou espesso, há uma diminuição do túnel do deslizamento dos tendões.
Acrômio ou acrómio é a apófise (projecção de um osso) da extremidade externa da espinha da escápula, onde se prende ao músculo deltóide. Articula-se, nos seres humanos, com a clavícula. Faz parte da face dorsal da escápula.
Acromioplastia nada mais é do que a raspagem de uma parte do acrômio, que é o osso que forma o teto do espaço no qual os tendões do ombro se localizam.
A artroscopia é uma técnica cirúrgica que usa pequenas incisões e permite que com o uso de uma ótica, câmera digital e pinças cirúrgicas sejam diagnosticadas e tratadas as lesões intra e extra-articulares do ombro. Praticamente todas doenças do ombro podem ser tratadas pela artroscopia.
Quanto tempo é a recuperação da cirurgia pos artroscopia? Depende da sua patologia e da cirugia feita, a artroscopia permite uma recuperação mais rápida com menos dor pós operatória. Porem em geral 6 semanas para atividade diárias e 3-6 meses para atividade esportivas a depender da patologia (doenca) inicial.
Após a cirurgia, mesmo no caso daquelas feitas por meio de métodos mais modernos e menos agressivos, como é caso da Artroscopia, é recomendável repouso de pelo menos 4 dias, evitando colocar o pé no chão ou aplicar peso corporal sob a perna operada. Manter a perna elevada também é uma recomendação.
O tempo cirúrgico depende do tamanho da sua lesão do manguito rotador e do número de tendões acometidos. Normalmente leva de 45min a 2h de cirurgia, dependendo da complexidade da lesão, da técnica empregada (artroscopia x cirurgia aberta) e número de âncoras (fileira simples ou dupla fileira).
Caso não tenha esforço com o braço leva-se 45 para retornar. Caso necessite de esforço, em torno de 3 até 6 meses. Espero ter contribuído. O tempo médio de cicatrizacao fica em torno de 06 semanas , já a recuperação funcional vai depender muito do tipo de lesão e características individuais do paciente.
A cicatrização e a resistência completa do tendão ocorrem com oito semanas de sutura, e até esse período não de pode fazer qualquer movimento brusco. O resultado final, de potência e mobilidade, é observado com seis meses de evolução. É importante que o paciente lembre que esse ganho será progressivo.
Procure dormir em uma posição reclinada. Use almofadas para criar um apoio para as costas e inclinar um pouco o corpo, ou durma em uma poltrona confortável e reclinável, caso você tenha. Não deite de lado em cima do ombro operado e procure deixar o braço lesionado apoiado.
SE NÃO TIVER AJUDA:
Utilize sempre a tipoia e somente a retire na hora do banho e para realizar os exercícios, sempre com muito cuidado. É necessário dormir de tipoia. Lembre-se: não durma sobre o braço operado. Em caso de dor, utilize gelo por 20 minutos.
Manter a tipóia por 30 a 45 dias, inclusive para dormir. O tempo exato costuma ser definido após a cirurgia.
Como aliviar a tendinite
Alongamento com fita Sentado, segure um punho com a mão oposta, mantendo a palma virada para baixo. Mantenha o braço e o ombro deste lado bem relaxado. A mão que estiver segurando deve sacudir a outra, até sentir um leve formigamento ou relaxamento da mão sacudida. Descanse, observe o corpo e repita com a outra mão.
Sintomas de tendinite no ombro
A medicação ou remédio para tendinite no ombro mais frequentemente usados, são os anti-inflamatórios não esteróides – AINE´s (tipo diclofenac, ibuprofeno ou mesmo inibidores da COX2 - coxibes).
As medidas que você pode tomar em casa para aliviar a dor da bursite incluem:
A medicação ou remédio mais usualmente usados para o tratamento da bursite no ombro são os anti-inflamatórios. Os mais comuns são o ibuprofeno, diclofenac, naproxeno, entre outros. A sua toma tem como objetivo aliviar a dor e diminuir a inflamação sempre presente nestes quadros.
Os anti-inflamatórios, como diclofenaco (Voltaren, Cataflam), nimesulida (Nisulid) ou cetoprofeno (Profenid) em comprimido, injetável ou gel, são prescritos pelo clínico geral ou ortopedista, pois ajudam a reduzir a inflamação e a dor.
O tratamento para a bursite no ombro pode ser feito com o uso de anti-inflamatórios, como Diclofenaco, Tilatil e Celestone, por 7 a 14 dias. Mas, além disso, é importante dar repouso à articulação, mantendo-se longe do trabalho, se possível.
Por Tendinite, entende-se a inflamação de um tendão (conjunto de fibras que conectam o músculo a um osso). São os tendões os responsáveis pelo movimento das mãos, ombros, pernas e outras regiões do corpo. Bursite trata-se da inflamação de um tecido chamado "Bursa" (do grego "Bolsa").