Uma das causas mais comuns de insuficiência aórtica é a hipertensão arterial sistêmica descontrolada, que evolui com dilatação da aorta ascendente e do complexo aórtico.
(Aortic Insufficiency) Regurgitação aórtica é o refluxo de sangue que vaza pela válvula aórtica toda vez que o ventrículo esquerdo relaxa.
A insuficiência aortica de grau mínimo ocorre quando uma pequena quantidade de sangue retorna da aorta para o coração após o batimento cardíaco. Como a quantidade de sangue é muito pequena, costuma ser apenas um achado e não apresenta consequências maiores, nem costuma estar associado à sintomas.
O aumento progressivo do volume diastólico final do VE (fluxo anterógrado da mitral + fluxo retrógrado da aórtica) leva à sobrecarga de volume, e consequente dilatação ventricular. Além disso, ocorre aumento da pressão parietal no miocárdio, acarretando em hipertrofia e exacerbando a demanda miocárdica por oxigênio.
O coração possui diversas valvas responsáveis pelo controle do fluxo de sangue dentro do órgão. Quando ocorrem problemas nestas valvas (como insuficiência ou estenose destas) diversos sintomas podem ocorrer, como dor no peito, falta de ar, tonturas, cansaço e cianose (extremidades dos dedos e boca azulados).
Por exemplo, se for um problema na válvula tricúspide (lado direito), pode haver um defeito no bombeamento de sangue para o pulmão, ocorrendo pouca oxigenação do sangue, provocando falta de ar e dilatação do músculo do ventrículo direito.
Ainda no ventrículo esquerdo, temos uma valva de saída impedindo que o sangue retorne ao ventrículo após ir para artéria aorta. Essa recebe o nome de valva da aorta, e é composta por três válvulas semilunares: direita, esquerda e posterior.
O sangue entra no coração dos nossos corpos pelos átrios e sai dele pelos ventrículos. Quando os átrios se contraem (sístole atrial), as válvulas que separam os átrios dos ventrículos abrem-se, permitindo a passagem do sangue para esses últimos. Em seguida ocorre a contração dos ventrículos (sístole ventricular).
A circulação humana envolve um sistema fechado, cujo órgão central é o coração, juntamente com o sangue (vasos sanguíneos), veias, artérias e arteríolas. Através do sistema circulatório há o transporte de oxigênio, hormônios e de nutrientes pelo corpo, bem como a eliminação de resíduos tóxicos.
5 dicas alimentares para melhorar a circulação sanguínea
Basicamente, a função do sistema circulatório ou cardiovascular é distribuir os nutrientes absorvidos pelo sistema digestório e o oxigênio absorvido pelos pulmões, para todo o organismo do indivíduo. Ele também retira das células as escretas nitrogenadas e o gás carbônico produzido no metabolismo celular.
O sistema circulatório é responsável por conduzir elementos essenciais para todos os tecidos do corpo: oxigênio para as células, hormônios (que são liberados pelas glândulas endócrinas) para os tecidos, condução de dióxido de carbono para sua eliminação nos pulmões, coleta de excretas metabólicos e celulares, entrega ...
O sistema cardiovascular humano é formado pelos vasos sanguíneos, uma rede de tubos que transporta sangue, e pelo coração, uma bomba muscular responsável por impulsionar o sangue para o corpo. Esses órgãos trabalham juntos para garantir que todas as células do corpo recebam nutrientes e oxigênio.
1-O sistema cardiovascular do corpo humano é constituído pelo coração e pelos vasos sanguíneos. 2-A função primordial do coração é bombear sangue para todo o corpo. Para isso, ele funciona como uma bomba dupla, o seu lado esquerdo bombeia sangue oxigenado (arterial) para diversas partes do corpo.
Os sistemas do corpo humano são constituídos por órgãos, que, juntos, realizam funções essenciais para a manutenção da vida. Os sistemas se dividem em: respiratório, circulatório, muscular, nervoso, digestório, sensorial, endócrino, excretor, urinário, esquelético, reprodutor, imunológico e tegumentar.
Órgãos: são formados por agrupamentos de tecidos que atuam juntos para realizar uma determinada tarefa. O coração, estômago, pulmão, rins, esôfago, fígado e baço são alguns exemplos de órgãos. Sistemas: são formados por órgãos que atuam juntos para desempenhar uma função.