Handebol é uma modalidade esportiva, jogada em equipe, em que a bola deve ser conduzida e arremessada somente com as mãos. O grande diferencial é o uso das mãos para a prática do esporte.
Além disso, o handebol é reconhecido principalmente por ser jogado com as mãos. Logo, nesse esporte, elementos fundamentais, como domínio de bola, finalizações, passes e recepções são realizados com as mãos. Apesar dessa distinção, essa modalidade também apresenta como objetivo a finalização da bola à meta adversária, como nos demais esportes dessa categoria.
Reservamos o direito de alterar estes termos e condições a qualquer momento, sem aviso prévio. As alterações entrarão em vigor imediatamente após a publicação neste site. Recomendamos que você revise periodicamente esta página para ficar atualizado sobre os termos e condições atuais.
1. [CETRO]
No handebol, determinados lançamentos marcam o início ou o reinício da partida, a cobrança de faltas e a cobrança de laterais. São denominados como tiros de saída, lateral, de meta e de 7 metros. O tiro de 7 metros equivale ao lançamento que se caracteriza por um recurso de punição para violação de regras. Ele é
Cada equipe pode ser composta de até 16 jogadores, embora apenas sete entrem em quadra. Logo, uma equipe de handebol é comporta pelos seguintes jogadores: um goleiro, um armador central, dois armadores laterais, dois pontas e um pivô. Entenda qual a função de cada um desses jogadores durante a partida.
Em 1991 a Seleção Brasileira teve sua primeira participação em Campeonatos Mundiais Juniores, disputadas pela seleção masculina na Grécia e pela seleção feminina na França. Também nessa década, no ano de 1996. No ano seguinte acontecia a primeira participação da seleção masculina nas Olimpíadas. Já a seleção feminina teve sua primeira participação na edição de Sydney 2000.
Em 1936, o jogo foi incluso nos jogos olímpicos de Berlim, com vitória da Alemanha contra a Áustria de 10 a 6. Dois anos depois, o primeiro campeonato mundial ocorreu na Alemanha.
A modalidade de campo, no entanto, não foi atrativa, sendo então retirada do programa olímpico, extinguindo-se posteriormente. Ela voltou a ser disputada somente na edição de Munique 1972, já no formato indoor (handebol de salão). Essa versão é disputada até hoje, sendo atrativa principalmente pela velocidade dos atletas em quadra.
Como comentado, o handebol é jogado coletivamente, com as mãos e entre duas equipes de sete jogadores cada. Por ser um esporte de invasão, as equipes exercem alternadamente funções de ataque e defesa no decorrer de uma partida. A equipe atacante é aquela com a posse de bola. Seu objetivo, então, é criar condições favoráveis para que um de seus jogadores finalize a bola na meta adversária.
O handebol se espalhou pelo mundo, e em 1946 foi criada a Federação Internacional de Handebol (IHF) para governar o esporte em todo o mundo. O esporte se tornou popular em todo o mundo, e foi incluído como esporte olímpico pela primeira vez nas Olimpíadas de Berlim em 1936. Desde então, o handebol tem sido um esporte olímpico regular, tanto para homens quanto para mulheres.
O handebol foi criado em 1917 por um professor alemão chamado Karl Schelenz, que buscava uma atividade física para seus alunos que fosse mais dinâmica do que o basquete e o futebol. Inicialmente, o jogo era praticado com onze jogadores em cada equipe e com uma bola de futebol.
Ao longo dos anos, as regras do handebol foram se modificando para tornar o jogo mais dinâmico e emocionante. Algumas das mudanças mais significativas incluem a redução do tamanho da quadra, a introdução do tiro de sete metros e a proibição de dribles com mais de três passos.
O handebol foi jogado também em quadras a partir da década de 1920. Tempos depois, década de 1960, os jogos em gramados foram definitivamente abolidos e o esporte começou a ser praticado somente nas quadras.
Dessa forma, o esporte ficou restrito ao estado de São Paulo até a década de 60. Nesse momento, o Professor Augusto Listello o mostrou a professores de outros estados de forma didática, no curso internacional de Santos.
O conteúdo fornecido neste site é apenas para fins informativos e não constitui aconselhamento profissional ou jurídico. O acesso e uso deste site estão sujeitos aos termos e condições a seguir. Ao usar este site, você concorda com esses termos e condições.
Em 1950, a sede da IHF migrou para a Basileia, na Suíça. Contudo, em 1948, sem a participação alemã, o esporte voltou a ser praticado em campos. Tal medida foi revogada, já com os alemães, em 1966, quando o esporte passou a ser praticado nos campeonatos mundiais somente em quadras.
E aí, galera! Vocês já ouviram falar do handebol? Eu confesso que, até poucos anos atrás, eu não tinha ideia do que era esse esporte. Mas depois de conhecer um pouco mais sobre ele, fiquei fascinado com sua história e evolução ao longo do tempo.
Foi em 1934 que o Comitê Olímpico Internacional (COI) incluiu o handebol como um esporte dos Jogos Olímpicos. O esporte foi disputado oficialmente pela primeira vez nas Olimpíadas de 1936, em Berlim. O primeiro Campeonato Mundial aconteceu dois anos depois, em 1938, também na Alemanha.
Apesar dessas e de outras influências históricas, a prática inicial do handebol teria se dado a partir do jogo conhecido na Alemanha do século XX como Raftball. De acordo com a Federação Paulista de Handebol, esse jogo foi criado pelo professor de ginástica Max Heiser, em Berlin, durante a Primeira Guerra Mundial. Logo, o jogo derivaria do torball, praticado ao ar livre e inicialmente apenas por mulheres operárias.
Hoje em dia, o handebol é um dos esportes mais praticados em todo o mundo, tanto por homens quanto por mulheres. E não é à toa: a combinação de habilidade, força e trabalho em equipe tornam esse jogo emocionante e desafiador.
A seguir estão alguns vídeos complementares para auxiliar nos seus estudos a respeito do handebol. Assista para esclarecer eventuais dúvidas a respeito do que foi apresentado na matéria e também para reforçar e ampliar seu conhecimento a respeito do esporte.
Ainda como modalidade de campo, o handebol foi introduzido no Brasil por imigrantes em São Paulo na década de 1930. Em 1940, foi fundada a Federação Paulista de Handebol.
Jogos parecidos com o handebol são datados desde a Grécia Antiga. O jogo conhecido como Urânia, que era praticado usando as mãos e com uma bola do tamanho de uma maçã, é citado por Homero na Odisséia.
Chegada ao Brasil Curiosamente, o esporte permaneceu restrito ao estado de São Paulo até 1960. Só a partir dessa década que se tornou conhecido graças aos esforços de Augusto Listello, professor da cidade de Santos, que apresentou o esporte a colegas de outros estados de forma didática.
de 1930
O handebol ou o andebol (português europeu) é um esporte criado pelo alemão Karl Schelenz, em 1919. Essa modalidade esportista apresenta como aspecto o jogo com as mãos e as partidas podem ser disputadas em quadras ou em campos de areia (handebol de praia).
A história do handebol surgiu no Brasil após a 2ª Guerra Mundial, trazido por imigrantes alemães que vieram ao país estabelecendo-se na região sul por conta das semelhanças climáticas. ... A rápida expansão do esporte pelo território nacional fez com que em 1979 fosse criada a Confederação Brasileira de Handebol (CBHb).
A Federação Internacional de Handebol ou Andebol (em inglês: International Handball Federation) , mais conhecida pelo acrônimo IHF, é a associação internacional que dirige as associações de andebol e andebol de praia do mundo.
Karl Schelenz
Quantas vezes o Brasil foi campeão do Mundial de Handebol Masculino? Ao contrário da seleção feminina, que foi campeã mundial em 2013, a equipe masculina do Brasil jamais venceu um Campeonato Mundial de Handebol. A melhor colocação brasileira na competição masculina foi o 9º lugar, alcançado em 2019.
Títulos
Foram 29 medalhas de ouro, 16 de prata e 17 de bronze. Na quadra, as principais conquistas foram as medalhas de ouro com a seleção feminina e de prata com a seleção masculina, ambas nos Jogos Olímpicos de Pequim.
Títulos : Mundiais e Continentais
Títulos Conquistados
Campanhas destacadas
Ao todo são 7 Copas América da Seleção Brasileira Feminina (1991, 1995, 1998, 2003, 2010, 2014 e 2018), sendo que 6 desses títulos foram conquistados de maneira invicta. Isso faz da Seleção a melhor Sul-Americana! São também 3 Jogos Pan-Americanos (2003, 2007 e 2015), todos conquistados de maneira invicta.
A partida terá transmissão ao vivo do SporTV, na TV fechada, no domingo (21), às 17h (de Brasília). Na Goal, você também acompanha o minuto a minuto em tempo real.
O time feminino do Brasil pode não ter uma estrela na camisa, mas as suas conquistas são históricas e dignas de serem celebradas”, completa Duda Luizelli, Coordenadora de Seleções da Confederação Brasileira de Futebol.
Se o momento é de crescimento do futebol feminino no Brasil nada melhor do que isso se refletir na Seleção também. Pois a partir da noite desta sexta-feira, nossas atletas terão uma camisa exclusiva para elas sem as cinco estrelas da equipe masculina, asseguradas com o pentacampeonato em Copas do Mundo.
A equipe buscava o primeiro título de Copa do Mundo, mas carregando a sombra do time masculino no próprio uniforme. A CBF afirma, em explicação, que o símbolo com as estrelas representa toda a Confederação Brasileira de Futebol.
É a seleção mais bem-sucedida da história do futebol mundial, sendo a recordista em conquistas em Copas do Mundo, com cinco títulos invictos (1958, 1962, 1970, 1994, 2002) e quatro títulos da Copas das Confederações (1997, 2005, 2009, 2013).
Incluindo-se os três primeiros Mundiais, a seleção brasileira foi sete vezes campeã (em 1982, 1985, 1989, 1992, 1996, 2008 e 2012) e duas vezes vice-campeã (em 1988 e 2000), ficando fora da final em apenas duas edições (em 2004 e 2016).
A fama de país do futebol ainda se justifica ao Brasil, que, em números absolutos, segue como a seleção com o maior número de títulos dos principais torneios. São ao todo 18 taças levantadas pelo time canarinho ao longo da história, sendo cinco Copas do Mundo, nove Copas Américas e quatro Copas das Confederações.
América do Sul (CONMEBOL)
Os vencedores da Copa do Mundo: