Encachoeirados e com muitos desníveis entre a nascente e a foz, os rios de planalto apresentam grandes quedas-d'água. ... Em menor quantidade, temos no Brasil os rios que correm nas planícies, sendo usados basicamente para a navegação fluvial, por não apresentarem cachoeiras e saltos em seu percurso.
Existem três tipos de rios: os efêmeros, os rios intermitentes ou temporários e os rios perenes. Os rios efêmeros existem somente quando fortes chuvas acontecem, que são as chamadas torrentes. Os rios intermitentes são aqueles cujos leitos secam ou congelam durante algum período do ano.
Os sedimentos transportados pelos rios são oriundos do processo de erosão e sedimentação, agravado pela ação antrópica. A erosão trata-se do processo de desgaste, transporte e sedimentação das rochas e solos.
Resposta. Resposta: Podem ter origem no processo de erosão e sedimentação, causado pelo desmatamento e descuido humano na maioria ou em poucas vezes.
Os sedimentos são resultantes da erosão de rochas, da precipitação química a partir de oceanos, vales ou rios ou biológica (gerado por organismos vivos ou mortos), depositados na superfície da Terra ou nos corpos hídricos.
Dentre as duas formas básicas de transporte de sedimentos: em suspensão e arraste; este trabalho focará suas análises no transporte de sedimentos em suspensão, pois é relativamente fácil de ser medido.
Assoreamento é o processo em que cursos d'água são afetados pelo acúmulo de sedimentos, o que resulta no excesso de material sobre o seu leito e dificulta a navegabilidade e o seu aproveitamento. ... As consequências do assoreamento de rios e lagos podem ser sentidas diretamente pela sociedade.