Para que serve? O sistema de arrefecimento é responsável por manter o carro a uma temperatura ideal de funcionamento – sempre na faixa dos 90º Celsius. O trabalho é importante, pois o motor esquenta muito com todas as explosões da queima do combustível.
Arrefecimento automotivo: O objetivo do arrefecimento é manter uma temperatura estabilizada para o motor do automóvel. ... O líquido que passa pelo motor quente absorve o calor e o motor resfria. Após isso, o líquido passa por um trocador de calor, ou radiador que transfere o calor do fluído para o ar que passa.
Como funciona o sistema de arrefecimento? A água, com o auxílio da bomba d'água, percorre e resfria a temperatura do motor através da troca de calor realizada pelo contato entre o bloco do motor e a água que passa pelas galerias do motor. É de extrema importância o uso de aditivo no sistema de arrefecimento.
O sistema de arrefecimento tem como função manter a temperatura ideal para que o veículo funcione sem problemas. Ele ajuda na refrigeração do carro, mantendo em torno de 90º a 110º graus celsius, faixa considerada ideal.
TIPOS DE SISTEMA DE ARREFECIMENTO Existem dois tipos de sistemas de arrefecimento: Sistema de arrefecimento a ar, que consiste na dissipação de calor através da atmosfera, e o sistema de arrefecimento a água que pode ser divido em dois, chamados sistemas por termossifão e circulação forçada.
O ar entra no sistema durante a troca de peças ou a colocação de água/aditivo e fica preso nas galerias, formando bolhas. Assim, o motor trabalha com menos água do que precisa e começa a superaquecer.
Os sistemas de arrefecimento trabalham com pressão aproximadamente 1,5x superior à pressão atmosférica. Isso porque sob maior pressão, o ponto de ebulição da água também eleva. No entanto, existe a pressão ideal, que é mantida pela tampa do reservatório com válvula, do sistema.
Radiador furado Esse é um problema raro, pois o radiador só trabalha com água desmineralizada e aditivada. Porém, se você usou água de torneira no seu sistema de arrefecimento por muito tempo, há uma possibilidade de ter corroído o radiador.
Com o motor frio e desligado, drene cerca de um litro de líquido refrigerante do sistema e adicione o produto. Com o motor funcionando em marcha lenta, adicione vagarosamente todo o líquido no radiador ou reservatório auxiliar caso seja sistema selado. Complete o líquido do sistema e recoloque a tampa.
cola epoxi
Modo de Usar Recolocar a tampa. Após o motor atingir a temperatura de funcionamento, deixa-lo trabalhando por mais 10 minutos. Com o motor desligado e frio, repetir as ações de abertura e drenagem do sistema e fechar o dreno. Completar o sistema somente com água, e fazer o motor funcionar por mais 5 minutos.
Para identificar se o vazamento de água no motor está vindo do radiador é preciso primeiramente ter um dia com tempo seco. Após deixar o carro esfriar, passe mão por baixo do radiador. Se for percebido a presença de água na região, é possível que esteja havendo um vazamento.
Abra uma torneira que utiliza a água direto da rede; Aguarde até a água parar de correr; Posicione um copo cheio de água na boca da torneira; Se houver sucção da água do copo pela torneira é indicio de que existe vazamento no cano alimentado pela água da companhia.
É simples, ao verificar o nível de óleo do seu veículo, quando puxar a vareta medidora, ao invés do óleo vir escuro, quase negro, se ele vier esbranquiçado, e o que é pior, com umas “bolinhas”, que devem ser da água, pode saber que isso é um problema, provavelmente tem água misturada no óleo do seu carro.
A válvula pode ter sido removida ou se encontra travada na posição totalmente aberta. – O marcador de temperatura está se elevando além do normal e não há circulação de água pela mangueira onde a válvula está instalada? A válvula pode estar travada na posição totalmente fechada.
Num carro com injeção eletrônica, a válvula termostática travada aberta obrigaria o sistema a enriquecer a mistura ar-combustível e isso acarretará em falhas, bem como consumo elevado e alto índice de emissão de poluentes. Se ficar fechada, então, ocorre o contrário. ... Existem dois tipos de válvula termostática.
Junta do cabeçote queimada Quando ocorre um superaquecimento do motor, que pode acontecer por diferentes motivos, a junta do cabeçote também sofre com a alta temperatura e acaba queimando. O defeito na peça pode apresentar alguns sintomas como: Indicação de alta temperatura no painel; ... Falhas no motor.