A figura central e principal instigador da independência do México foi Miguel Hidalgo y Costilla, padre na pequena paróquia de Dolores Hidalgo, Guanajuato.
Porque em 16 de setembro de 1810 foi declarada a Independência do México. Para evitar uma revolução social no pós-independência, a elite mexicana assumiu o movimento emancipacionista, dando a ele um caráter mais conservador e menos popular.
Resposta. Explicação: O Plano de Iguala também conhecido como o Plano das Três Garantias (Plan Trigarante) foi proclamado em 24 de fevereiro de 1821, na fase final da Guerra da Independência do México. O plano era uma tentativa de estabelecer uma fundação constitucional para um Império Mexicano independente.
Resposta: Os rebeldes também queriam a distribuição de terras, concentradas nas mãos de chapetones (espanhóis) e criollos, entre a população, para que tivessem melhores condições de vida. Hidalgo chegou até mesmo a proclamar a abolição da escravidão.
A independência do Haiti foi liderada por escravos, sendo que seu líder era Toussaint Louverture, um ex-escravo. Aproveitando a revolução que ocorria na França, os escravos organizaram uma revolta e conseguiram sua independência, sendo o 2° país depois dos EUA a ser livre.
O êxito francês ocorreu, mas durou pouco. Comandados agora por Jacques Dessalines, em janeiro de 1804, Saint-Domingue foi declarado uma república independente e passou a usar o nome de indígena de Haiti. ... No Brasil, por exemplo, a Revolta dos Malês foi inspirada pelos feitos haitianos.
A Revolução Haitiana, também conhecida por Revolta de São Domingos (1791-1804), foi um período de conflito brutal na colônia de Saint-Domingue, levando à eliminação da escravidão e à independência do Haiti, tornando-o a primeira república governada por pessoas de ascendência africana.
A independência do Haiti foi o primeiro movimento vitorioso do gênero nas Américas, resultando ainda na abolição da escravidão do país. ... Além de se tornar o primeiro país independente das Américas, o Haiti foi também o primeiro país a abolir a escravidão de suas fronteiras.
A principal característica da luta pela independência do Haiti é: propagação de ideais de liberdade, igualdade e fraternidade.