Uma equação algébrica linear é fácil e simples de fazer, contendo apenas duas constantes e variáveis de primeiro grau (sem expoentes). Para resolvê-la, simplesmente use multiplicação, divisão, adição e subtração quando necessário, para isolar a variável, e resolva para x. Aqui está como fazê-lo: 4x + 16 = 25 - 3x =
Toda equação fracionária algébrica possui no seu denominador uma incógnita. Devemos sempre observar as restrições, pois não podemos ter divisões por zero.
Expressões algébricas inteiras são aquelas que não têm incógnitas no denominador ou dentro de radicais. São um caso particular das expressões algébricas racionais. é uma expressão algébrica inteira em relação a x.
Um monômio é uma expressão algébrica constituída por um coeficiente numérico e uma parte literal. Um monômio, ou um termo algébrico, é uma expressão algébrica inteira composta por uma parte literal e um coeficiente numérico, isto é, por letras e números.
Classificação das expressões algébrica a) Irracionais- Apresentam variáveis dentro de raízes. b) Racionais- Não apresentam variáveis dentro de raízes. b. 1) Racionais Inteiras- Expressões racionais que não têm letras em denominador.
Uma expressão racional é simplesmente um quociente de dois polinômios. Ou, em outras palavras, é uma fração cujo numerador e denominador são polinômios. Observe que o numerador pode ser uma constante e que os polinômios podem ser de diferentes graus e de diversas formas.