O pai foi mártir durante a perseguição dos cristãos na era de Diocleciano. Cosme e Damião eram médicos que curavam os enfermos não só com seu saber mas através de milagres propiciados por suas orações. Seus nomes verdadeiros eram Acta e Passio. Sua mãe se chamava Teodata, e também é venerada como santa pelos ortodoxos.
Para o Candomblé e a Umbanda, Cosme e Damião são os orixás Ibejis, filhos gêmeos de Xangô e Iansã. Por serem relacionados com entidades infantis, os devotos das religiões afro-brasileiras têm o costume de distribuir guloseimas nesta data, para agradar os pequenos.
No Candomblé e na Umbanda, o dia de Cosme e Damião é 27 de setembro. Nessas crenças, eles são conhecidos como os orixás Ibejis. São filhos gêmeos de Xangô e Iansã. ... São Cosme e Damião também são considerados protetores dos gêmeos e das crianças.
27 de setembro
Salve a força das crianças! Salve os Erês Força pura, verdadeira, Que reluz no céu azul Traga ao nosso lar a paz E a esperança, Zele por todas as crianças. Doces crianças, oh Erês! representantes de Cosme e Damião, Que vossa santa proteção Me sirva de consolo e apoio nas horas difíceis.
São Cosme, Damião e Doum curavam as pessoas usando unguentos feitos de folhas de palmeiras, pois tinham o dom da cura. Eles são padroeiros de médicos, cirurgiões e barbeiros.