Em período de frio, é comum que pisos e paredes transpirem. Dentro de casa, isso causa desconforto aos moradores. Essa condensação ocorre quando uma o ar quente e úmido na casa faz contato com uma parede ou piso mais frio, ou quando o ar frio de um ar-condicionado faz contato com uma parede mais quente.
Para diminuir a umidade da casa, deixe portas e janelas abertas por algum tempo para ventilar os cômodos, depois feche e não abra mais para evitar a entrada de mais umidade. Esse hábito deve ser mantido nos dias mais úmidos, porém quando o tempo estiver mais seco, as janelas e portas podem permanecer abertas.
O vinagre branco é um dos produtos naturais por excelência para a limpeza do mofo e da umidade em casa. Ele pode ser utilizado tanto para as paredes quanto para as banheiras, a roupa e certos cantinhos da cozinha.
Como diminuir a umidade e prevenir o mofo:
Na prática, podemos dizer que a umidade relativa do ar é mais baixa no inverno, quando no Brasil há períodos maiores de estiagem, principalmente no final da temporada; e no verão ela é mais alta, já que nos dias quentes da estação há grande evaporação após as pancadas de chuva típicas da estação.
Quando a umidade do ar está muito baixa, ou mesmo, muito alta pode haver problemas, principalmente respiratórios. Com a umidade muito baixa (menos que 30%), as alergias, sinusites, asmas e outras doenças tendem a se agravar. Já, quando a umidade relativa do ar é muito alta, podem surgir fungos, mofos, bolores e ácaros.
O ar que respiramos é composto por várias substâncias, entre elas a água em forma de vapor. Assim, quando há pouca quantidade dela na atmosfera, dizemos que está seco. Complicado? Para entender melhor quanto vapor de água o ar tem, foi criado o termo umidade relativa.
O tempo seco é mais comum no inverno, uma vez que as pancadas de chuva são menos frequentes. No verão, a evaporação da água da chuva ameniza o calor e umidifica o ar. No entanto, em regiões que enfrentam longos períodos de estiagem, ou que sofrem com as queimadas, o problema acaba ocorrendo ao longo de todo o ano.
Essa umidade presente no ar é decorrente de uma das fases do ciclo hidrológico, o processo de evaporação da água. O vapor de água sobe para a atmosfera e se acumula em forma de nuvens, mas uma parte passa a compor o ar que circula na atmosfera.
Nesse sentido, a umidade relativa do ar é a quantidade de água presente no ar em relação ao seu ponto de saturação. Assim, quando dizemos que a umidade relativa do ar é de 60%, significa que o ar está com 60% da sua capacidade máxima de água.
Você pode até não conseguir ver, mas diante dos seus olhos tem água. É isso mesmo, tem água diante de você! Mas é claro que não é a água na forma líquida, e sim na forma gasosa, contida no ar que você está respirando nesse momento. A quantidade de gotículas de água presente na atmosfera é chamada de umidade do ar.
Assim, quanto maior for a umidade do ar, menor será a amplitude térmica. Por outro lado, quando menor for a umidade do ar, maior será a amplitude térmica. Isso porque dependendo da umidade do ar a variação de temperatura será maior ou menor. ... Ali, a temperatura pode variar até 5 graus entre o dia e a noite.
A umidade do ar corresponde à quantidade de vapor de água existente na atmosfera. Quando um meio de comunicação divulga a temperatura, normalmente, também é informada a umidade relativa do ar.
A umidade do ar diz respeito à quantidade de vapor de água presente na atmosfera - o que caracteriza se o ar é seco ou úmido - e varia de um dia para o outro. A alta quantidade de vapor de água na atmosfera favorece a ocorrência de chuvas. Já com a umidade do ar baixa, é difícil chover.
Não existe um valor exato para a umidade relativa do ar nas florestas e campos, conforme dito, este elemento varia de acordo com vários fatores, no entanto, na floresta Amazônica, por exemplo, onde a temperatura não varia muito, a umidade relativa do ar é muito elevada e atinge em média 88% na estação das chuvas e 77% ...
A umidade relativa pode variar de 0% (ausência de vapor de água no ar) a 100% (quantidade máxima de vapor de água que o ar pode dissolver, indicando que o ar está saturado). Em regiões onde a umidade relativa do ar se mantém muito baixa por longos períodos, as chuvas são escassas.
Aprenda a reconhecer os sinais de que vai chover!
Observe a cor das nuvens.