Significado de Animismo substantivo masculino [Filosofia] Ideologia ou crença de acordo com a qual todas as formas identificáveis da natureza (animais, pessoas, plantas, fenômenos naturais etc) possuem alma. Etimologia (origem da palavra animismo). Anim(i) + ismo.
Na literatura espírita, o termo "animismo" é usado para designar um tipo de fenômeno produzido pelo próprio espírito encarnado, sem que este seja um instrumento mediúnico da ação espiritual e sim o artífice dos fenômenos em questão.
O animismo, dito de maneira bem simples, é uma palavra que designa, na psicologia infantil, um modo de ver as coisas do mundo pelas crianças pequenas: trata-se de dar vida aos objetos, de enxergar e se relacionar com a alma das coisas.
Pandeísmo (em grego πάν) é uma corrente filosófica que surgiu da mistura do panteísmo com o deísmo. ... Como o deísmo, faz uso de razão na religião, o pandeísmo usa o argumento cosmológico, o argumento teológico e outros aspectos da chamada "religião natural".
Ao contrário do que se pensa, o Panteísmo não se assemelha ao Ateísmo – que nega a existência de um Deus. A palavra derivada do grego “pan” (“tudo”), e “theos” (“deus”). ...
As tradições religiosas do panteísmo são o culto a diversos deuses, celebrações que se repetem em determinadas épocas, a observação dos fenômenos astronômicos e o enterro dos mortos em ritos específicos.
Como deixei claro em The Sociology of Religion, a principal tarefa da sociologia é o discernimento e a explicação do padrão. A sociologia da religião, consequentemente, descompacta os padrões de vida social associados à religião nas suas diversas formas, e tenta estabelecer explicações para os dados que emergem.