As cinco cidades mais violentas de Goiás, conforme o Ipea, são: Luziânia, Aparecida de Goiânia, Trindade, Formosa e Anápolis. A pesquisa avaliou apenas municípios com mais de cem mil habitantes.
Adjetivos pátrios - Veja gentílicos dos Estados do Brasil
A data foi escolhida para homenagear os três anos da revolução de 1930. De acordo com relatos históricos, o nome sugerido para a nova capital de Goiás teria sido “Petrônia”, em homenagem ao seu fundador Pedro Ludovico.
A composição étnica da população goiana é a seguinte: Pardos: 50,9%. Brancos: 43,6%. Indígenas: 0,2%.
A sociedade goiana durante o ciclo do ouro teve um crescimento populacional relevante. E seu povoamento foi rápido, destacando que Goiás era um território de índios, escravos e emigrantes das regiões sul e sudeste do País.
A cidade de Goiânia, atual capital do estado de Goiás, foi formada a partir das transformações políticas que marcaram a história do nosso país na década de 1930. ... Isso porque a Cidade de Goiás, primeira capital goiana, criada no século XVIII, havia sido fundada em razão da atividade aurífera naquela época.
Uma das testemunhas do nascimento de Goiânia é Maria Bárbara Duarte, a dona Bita, de 85 anos. Ela é uma legítima campineira, cidadã da então cidade de Campinas. Sua família chegou à região há quase 200 anos.
Goiás Velho - A cidade de Goiás, hoje conhecida como Goiás Velho, foi a primeira capital do Estado e surgiu da existência de um vilarejo chamado Arraial de Santana, fundado em 1727 por Bartolomeu Bueno, filho de Bartolomeu Bueno da Silva, o bandeirante conhecido como Anhangüera, que havia partido de São Paulo em ...
Goiás (município)
Em 2001, a cidade foi declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, devido à importância do conjunto arquitetônico formado por casas, igrejas e monumentos históricos da antiga capital do estado de Goiás. O centro histórico da Cidade de Goiás faz lembrar uma época do Brasil conhecida como Ciclo do Ouro.
Centro Histórico de Goiás