Apesar de não possuir uma definição teórica/clássica, a PCC aparece nos documentos oficiais como sendo “o conjunto de atividades formativas que proporcionam experiências de aplicação de conhecimentos ou de desenvolvimento de procedimentos próprios ao exercício da docência” (BRASIL, CNE/CP 2005, p. 03).
É a forma como cada disciplina é identificada no sistema de informatização da Estácio. O código de disciplina é formado por três letras seguidas de quatro dígitos. As letras identificam o centro de conhecimento responsável pela disciplina. Os números caracterizam a disciplina dentro do currículo do curso.
As principais reflexões envolvem a consideração das necessidades e limitações dos alunos, pelo qual os educadores devem sempre compreender, e nortear as próprias atividades pedagógicas.
O professor precisa manifestar preferência por um modo de ensinar, envolver, estimular e interessar seus alunos. Coll (apud Zabala, 1998) agrupa os conteúdos de ensino em tipologias: conceituais, atitudinais ou procedimentais.
O que é uma metodologia de ensino Em outras palavras, a metodologia de ensino compreende todas as ferramentas que os educadores utilizam para transmitir os seus conhecimentos aos alunos. Cada professor utiliza um método para tal, em busca da melhor forma de motivar crianças e jovens, direcionando-os ao aprendizado.
A elaboração dos procedimentos do plano de aula remete ao conjunto de ações ordenadas ao qual o educador norteará sua aula em prática. ... Os procedimentos relacionados auxiliam o professor a lembrar das ideias formuladas, uma vez que os planos de aula, geralmente, são realizados com antecedência.
Para eles, o livro é um material de apoio para o auxílio na aprendizagem dos conceitos científicos; exibe ilustrações e imagens; facilita o trabalho em sala de aula; é a única fonte de leitura para a maioria dos alunos, e recurso como fonte de pesquisa e informação (figura 4).
Os Recursos Metodológicos são encaminhamentos que podem favorecer a construção de linhas de ações e planejamento didático, oferecendo orientações, sem, entretanto, estabelecer regras fixas a serem seguidas.
Dessa forma, o professor pode usar o recurso didático para preparar, melhorar ou aprimorar a aula que será dada. São exemplos de recursos didáticos: artigos, apostilas, livros, softwares, sumários de livros, trabalhos acadêmicos, apresentações em PowerPoint, filmes, atividades, exercícios, ilustrações, CDs, DVDs.