Termófilos são microrganismos que conseguem sobreviver e se multiplicar em altas temperaturas, geralmente em uma faixa entre 40 a 70 ˚C. ... Há algum tempo foram descobertas arqueas e algumas bactérias que crescem em temperaturas muito maiores, em torno de 80 ˚C, 100 ˚C ou até mais.
Os mesófilos são microrganismo que utilizam a temperatura entre 20 a 40ºC para se multiplicarem.
Mesófilos é um termo utilizado para fazer referência a micro-organismos que possuem temperatura ótima de crescimento ao redor de 30-35 °C; já aeróbios significa que o micro-organismo pode se desenvolver na presença de oxigênio, sendo ele aeróbio estrito ou facultativo, anaeróbio aerotolerante e/ou microaerófilo.
Grupos de microrganismos. Os principais grupos de microrganismos são: vírus, bactérias, protozoários, algas e fungos.
O fator ambiental mais importante que afeta a multiplicação de micro-organismos é a temperatura. São características dos micro-organismos classificados no grupo dos mesófilos: ... temperatura ótima de multiplicação entre 45º e 65ºC, mínima entre 35º e 45ºC e máxima entre 60º e 90ºC.
As bactérias que contaminam o leite podem ser divididas em três grupos principais: mesófilas, que se multiplicam bem na faixa de temperatura de 20 a 40oC, termodúricas, que sobrevivem à pasteurização (30 minutos a 63oC ou 15 segundos a 72oC) e psicrotróficas, que se multiplicam em temperaturas baixas (7oC ou menos).
E, de acordo com o seu ótimo, podemos classificar os microrganismos como termófilos, cujo ótimo se localiza em torno de 60°C; psicrófilos, ótimo em 10°C; mesófilas, ótimo está entre 20 e 40°C; e psicrotróficos, temperatura ótima entre 25 e 30°C, mas crescem sob refrigeração.
Depois de secretado no do úbere, o leite pode ser contaminado por microrganismos a partir de três principais fontes: de dentro da glândula mamária, da superfície exterior do úbere e tetos, e da superfície do equipamento e utensílios de ordenha e tanque (SANTOS e FONSECA, 2001).
No leite e seus derivados são verificados os seguintes defeitos microbiológicos: Sabores e odores estranhos, alteração na cor, rancidez, alterações na viscosidade e produção de gás. A cor do leite e seu creme está diretamente relacionada às suas características físicas e composição química.
Como as bactérias estão em todos os lugares, o produtor deve adotar as seguintes medidas para que o leite não seja contaminado:
O leite longa vida e a geladeira Depois de aberto, o leite da caixinha entra em contato com o meio ambiente, e pode sofrer contaminação e estragar rapidamente. Portanto, o leite longa vida depois de aberto deve ser armazenado na geladeira.