b) Acidez trocável ou Al trocável → refere-se à quantidade de Al+3 adsorvido pelas cargas negativas do solo (CTC). Ele está bloqueando as cargas e mantém um equilíbrio com a solução do solo. Pode ser tão alto como mais de 0,2 mol kg-1.
Resumo: A acidez potencial é caracterizada pela soma da acidez trocável (refere-se aos íons H+ e Al3+ que estão retidos na superfície dos coloides por forças eletrostáticas) com a acidez não trocável, que corresponde àquela acidez neutralizada até um determinado valor de pH.
Normalmente o calcário altera o pH do solo. Altera muito mais quando amontoado em determinada área da lavoura. A elevação do pH a níveis muito altos aumenta ou diminui a disponibilidade dos nutrientes.
A calagem é a adição de calcário ou cal virgem ao solo com o objetivo de diminuir a acidez e fornecer nutrientes para as plantas, como os íons cálcio e magnésio. A calagem é uma etapa do preparo do solo para o cultivo agrícola em que materiais de caráter básico são adicionados ao solo para neutralizar a sua acidez.
Os solos alcalinos podem ser corrigidos para ácidos com o emprego de matéria orgânica. Para tal, uma das alternativas é usar compostos, que, conforme forem se decompondo, vão liberar substâncias ácidas no terreno. Um jeito de corrigir o fator de alcalinidade da área é optar pela adição de enxofre diretamente no solo.
A acidez dos solos promove o aparecimento de elementos tóxicos para as plantas (Al) além de causar a diminuição da disponibilidade de nutrientes para as mesmas. As consequências são os prejuízos causados pelo baixo rendimento produtivo das culturas.
Em sua composição, ele tem Ca (quando é calcítico) ou Ca e Mg (quando é dolomítico) e um ânion, normalmente o carbonato, que é o responsável por corrigir a acidez. O gesso é um sal neutro constituído por Ca e S (CaSO4), normalmente originado como subproduto durante a fabricação do ácido fosfórico.
O calcário deve ser aplicado cerca de 3 meses antes do plantio da cultura. Assim, há tempo de reagir com o solo e reduzir a acidez. Lembrando que o calcário no solo precisa de umidade para reagir. Assim, dependendo da região, essa aplicação deve ser feita ainda antes dos 3 meses.
Cave um pequeno buraco no solo. Use uma espátula ou pá para cavar um buraco com 5 a 10 cm de profundidade....Mantenha-a no lugar por 60 segundos e tome a leitura.
É considerado um solo ácido aquele com pH abaixo de 5,5, o qual estaria saturado de H⁺ e com maior presença de Al³. Os solos com pH acima de 7 são solos alcalinos. A faixa ideal de pH para as plantas gira em torno de 6 a 7, pois nessa faixa os nutrientes se encontram mais disponíveis.
Os solos podem ser naturalmente ácidos em razão da pobreza do material de origem em cálcio, magnésio, potássio e sódio, que são as bases trocáveis do solo ou à intensidade dos processos de intemperização, que resultam em maiores teores de hidrogênio e alumínio no complexo de troca do solo e, consequentemente, também na ...
Escolha um vaso para plantio que tenha furos no fundo, o que irá auxiliar na construção de uma boa drenagem. Coloque pequenos cacos de telha sob os furos, para evitar que fiquem entupidos pela argila, retendo água no fundo. A camada de drenagem é fundamental para garantir que as raízes das plantas não apodreçam.