São também importantes nomes da filosofia moderna: Thomas Hobbes, John Locke, David Hume, Montesquieu, Voltaire, Diderot, Rousseau, Adam Smith e Immanuel Kant, Isaac Newton e Pascal.
Os Principais Filósofos e Suas Teorias
Tales de Mileto
Filósofos Pré-Socráticos
A ignorância socrática se refere, paradoxalmente, a um tipo de conhecimento - o reconhecimento franco de uma pessoa daquilo que não sabe. É capturado pela conhecida declaração: “Eu sei apenas uma coisa - que eu não sei nada”. Paradoxalmente, a ignorância socrática também é conhecida como "sabedoria socrática".
Os filósofos pré-socráticos buscavam a origem do mundo e do ser com base em alguns elementos da natureza. Os elementos primordiais para eles (cada hm acreditava em um, ou até mesmo em todos estes): água, ar, fogo e outros elementos.
O principal objetivo destes filósofos e sua corrente era entender o universo e os fenômenos da natureza, a partir dos elementos que a própria natureza nos dava a conhecer, eliminando assim a necessidade de recorrer a explicações sobrenaturais.
A Filosofia pré socrática foi aquela que precedeu o filósofo Sócrates e que buscava a origem de tudo, a matéria da qual todos os seres são feitos, uma visão sobre o cosmos, o universo. Foram os pioneiros da filosofia, podendo citar Heráclito, Parmênides, Demócrito.
Os Filósofos pré-socráticos: filósofos da natureza
OS PRIMEIROS FILÓSOFOS SÃO CHAMADOS DE FÍSICOS OU DE FILÓSOFOS DA NATUREZA,SIMPLESMENTE PEO FATO DE VOLTAREM-SE PARA RESPONDER QUESTÕES RELACIONADAS A NATUREZA(PHYSIS) AO UNIVERSO E AO COSMO, PERÍODO DA FASE INAUGURAL DA FILOSOFIA DENOMINADO PRÉ-SOCRÁTICO OU COSMOLÓGICO.
Para os filósofos pré-socráticos, a arché ou arqué (em grego clássico: ἀρχή), seria o elemento que deveria estar presente em todos os momentos da existência de todas as coisas do mundo.
O arché é um termo fundamental na linguagem dos filósofos pré-socráticos, dado que é caracterizado pela procura da substância inicial de onde tudo deriva e é também a ideia mais antiga na filosofia, já que se tornou no ponto de passagem do pensamento mítico para o pensamento racional.
Os primeiros filósofos gregos procuravam explicar as coisas de forma natural e realista, eles romperam com a tradição mítica e procuraram buscar a essência, o princípio das coisas, o que chamavam de arché.
Significado de Arché A palavra arché deriva do grego “arkhé,és”, com o sentido de origem, princípio, começo.