Segundo ALMEIDA & ARAÚJO (2003) a FC de repouso mais baixa pode ocorrer como conseqüência de outras adaptações ao treinamento; o aumento do retorno venoso provoca um aumento do volume sistólico e a lei de Frank-Starling sugere que, quando há um aumento do volume de sangue em suas cavidades, o coração aumenta também sua ...
Para realizar a polissonografia, são fixados eletrodos no couro cabeludo e no corpo do paciente, além de um sensor no dedo, para que, durante o sono, sejam analisados os parâmetros que permitem detectar as alterações suspeitadas pelo médico.
A polissonografia é um exame complementar para diagnóstico de distúrbios do sono. Geralmente, o médico solicitante é um profissional que atua na área de sono (Otorrinolaringologista, Pneumologista, Psiquiatra, Neurologista). Entretanto, nada impede de um médico de outra área possa solicitar.
Em geral, a polissonografia é realizada em uma clínica especializada ou em hospitais que possuem a estrutura necessária para o exame. Além desses locais, há também a possibilidade de fazer o exame dentro da casa do paciente - normalmente, como uma opção oferecida pelas próprias clínicas e hospitais.
A Clínica Polisono é uma das únicas a oferecer este exame na região de Campinas!
Com estrutura completa para realizar exames do transtorno do sono, o Hospital Geral de Fortaleza (HGF), da rede pública de saúde do Governo do Estado do Ceará, através do ambulatório de otorrinolaringologia, passou a contar com o Ambulatório do Sono, para a realização de exames de polissonografia (que registra ...
O Instituto de Otorrino possui um laboratório de sono especializado na realização da Polissonografia, um exame utilizado para diagnosticar distúrbios do sono.
Certificação de qualidade:
Neurologista. Embora a apneia obstrutiva do sono seja principalmente um problema respiratório , outros distúrbios do sono, como apneia central do sono, narcolepsia e insônia, podem estar relacionados a problemas neurológicos.
Atualmente existe uma especialidade médica chamada Clínico do Sono. Esse especialista é o mais recomendado para diagnóstico e tratamento dos transtornos do sono.
Conheça os fatores que interferem no sono com qualidade
Evite tirar sonecas de mais de 20 minutos, especialmente na parte da tarde. Se você acordar à noite e não conseguir voltar a dormir após 20 minutos, não fique deitado em agonia encarando o relógio. Saia da cama e faça algo que o distraia e relaxe, como ler um livro. Volte à cama quando se sentir sonolento.
Não consigo dormir, o que fazer?
O fato de sentir sono e não conseguir dormir pode ser sim uma característica clínica de quem tem insônia. Os insones permanecem constantemente em um estado de hiperalerta, ou seja, todo o sistema nervoso está ativado a maior parte do tempo, o que impede a capacidade de relaxamento, por exemplo.