Este é o lugar onde dois tipos de melanina distintos são criados: a eumelanina marrom para preto e a feomelanina de amarelo a avermelhado. A combinação da eumelanina e feomelanina criam a cor natural do cabelo e a concentração determina a profundidade.
A grande responsável pela cor dos cabelos é a melanina. Trata-se de um pigmento biológico que produzimos dentro da raiz dos cabelos, no bulbo piloso. Lá se encontram melanócitos, que são células que sintetizam os pigmentos de melanina e os colocam dentro de outras células, os queratinócitos, que formam os cabelos.
A melanina é um pigmento natural responsável pela pigmentação do cabelo, da pele e dos olhos, tendo também a função de oferecer proteção contra os efeitos nocivos dos raios ultravioletas (UV) emitidos pela luz do sol.
Um dos fatores responsáveis pela diminuição da melanina nos fios é a idade, que consequentemente causa o embranquecimento do cabelo. Esse processo é chamado de canície — nome dado à despigmentação capilar. Não só o passar dos anos, mas o estresse e algumas doenças, como tireoidites ou anemia, também causam a canície.
Se as manchas na pele são um incômodo para você, saiba que a vitamina C pode dar um jeitinho nesse problema. Com uma ação clareadora, o ativo é capaz de inibir a produção excessiva de melanina, amenizando e prevenindo a formação de manchas na pele.
4 vitaminas importantes para os cuidados com a pele do rosto: saiba como combater os sinais de envelhecimento, manchas e oleosidade
Cremes faciais Os melhores cremes antirrugas são à base de ácido hialurônico, DMAE, colágeno, resveratrol, vitamina C e Vitamina E, porque têm um efeito antioxidante e reafirmante, pois estimulam a formação de colágeno e elastina, que dão firmeza e sustentação à pele.
Tratamento para espinhas e cravos
A prescrição de antibióticos tem como objetivo reduzir a população da bactéria Propionibacterium acnes, que é responsável pelo processo inflamatório que dá origem à espinha. Os antibióticos tópicos mais usados são o peróxido de benzoíla, clindamicina, eritromicina ou ácido azeláico.