O patrimônio líquido é um dos conceitos mais relevantes do balanço patrimonial de uma empresa. Faz referência às contas que apontam o valor contábil de uma entidade. Para isso, leva em consideração capital social, lucros acumulados, fluxo de caixa, entre outros.
Como se sabe, o patrimônio líquido (PL) é um dos principais componentes do balanço patrimonial (BP). ... No espaço reservado ao PL, constam dados como o investimento na empresa, os lucros obtidos, as reservas de valores e as retiradas de sócios e acionistas.
Aparecem do lado esquerdo do Balanço; Passivos são as dívidas e obrigações da empresa. Aparecem do lado direito. O patrimônio líquido é uma subcategoria do passivo total da organização e se localiza logo abaixo do passivo não circulante.
Na contabilidade, o patrimônio líquido é a diferença entre o ativo e o passivo da organização, ou seja, entre os bens e direitos que ela possui e suas obrigações. Em linhas gerais, o significado de patrimônio líquido corresponde à riqueza de uma organização, o que ela possui descontadas as contas que precisa pagar.
Preço sobre Lucro é um indicador que relaciona o valor de mercado de uma ação com o lucro apresentado ou projetado pela empresa em questão.
Ele é o indicador mais popular de análise, embora esteja longe de ser o único a ser considerado. O cálculo do P/L é feito tomando o preço da ação e dividindo-o pelo LPA da empresa. Por exemplo, uma empresa com ações com preço de US$ 40 e um LPA de 8 teria um P/L de 5 ($ 40/8 = 5).
Um projeto de lei é um tipo de proposta normativa submetida à deliberação de um órgão legislativo, com o objetivo de produzir uma lei. Normalmente, um projeto de lei depende ainda da aprovação ou veto pelo Poder Executivo antes de entrar em vigor.
O que é o P/L? O P/L, ou Preço/Lucro, é um índice usado para avaliar se o preço das ações de uma empresa está caro ou barato. Na fórmula do P/L, o preço analisado é sempre o valor por ação que está divulgado na bolsa em um certo momento. Já o lucro é o ganho líquido por cada uma das ações neste mesmo momento.
Entre elas, destacam-se as seguintes: PEC, Proposta de Emenda à Constituição; PLS, Projeto de Lei do Senado; PLC, Projeto de Lei da Câmara; PLN, Projeto de Lei do Congresso Nacional; PLV, Projeto de Lei de Conversão; MPV ou MP, Medida Provisória; PRC, Projeto de Resolução da Câmara; PRS, Projeto de Resolução do Senado; ...
O que significa o múltiplo P/L?
p/l negativo: uma empresa que detém um preço por lucro negativo pode apontar que a companhia deixou de entregar lucros efetivamente, assim, a ação com o p/l negativo pode ser interpretada pelos investidores, como uma ação sem confiança no mercado financeiro.
Um bom indicador a se considerar é o PEG Ratio, que é obtido ao dividir o P/L da empresa pela sua taxa de crescimento. Em teoria, um PEG Ratio de 1 indicaria uma empresa bem precificada. Quando está acima de 1, o PEG Ratio indica uma precificação acima do esperado.
Veja como funciona o cálculo completo:
Para calcular o VP, é preciso dividir o Patrimônio Líquido da empresa pelo seu número de ações emitidas. Também é possível encontrar o P/VP nomeado de P/VPA, que corresponde ao preço da ação dividido pelo Valor Patrimonial por Ação.