CARNE BOVINA, ÁGUA, GORDURA BOVINA, PROTEÍNA TEXTURIZADA DE SOJA, GORDURA VEGETAL HIDROGENADA, MALTODEXTRINA, SAL, CONDIMENTOS NATURAIS, PIMENTA, PROTEÍNA VEGETAL HIDROLISADA, REGULADOR DE ACIDEZ LACTATO DE SÓDIO (INS 325), ESTABILIZANTE POLIFOSFATO DE SÓDIO (INS 452I), REALÇADOR DE SABOR GLUTAMATO MONOSSÓDICO INS 621, ...
O hambúrguer (do inglês hamburger), também conhecido como hamburgo, hamburguesa ou sanduíche de carne, é um preparado de carne temperada (principalmente de carne bovina, ocasionalmente de frango moído, carne suína moída, com misturas de carnes ou até "vegetarianos") e moldada em formato circular.
Para fazer o hamburguer caseiro, usaremos os seguintes ingredientes:
O hambúrguer artesanal dominou a vidas dos paulistas, que se entregaram ao delicioso sanduíche de carne moída (em sua maioria de carne bovina) com os mais diversos acompanhamentos, como queijo, bacon, alface, tomate e variados tipos de molho.
De acordo com o chef Livi, o mais importante na montagem do hambúrguer é sempre ter a carne sobre o pão para que o suco da carne caia sobre a fatia de pão. “Uns vão colocar entre o pão e a carne uma folha de alface, porque não querem que essa umidade do hambúrguer passe para o pão.
Não podem faltar carne de Angus, cheddar e molho barbecue, segundo dados da GGV Consultoria Empresarial. Três ingredientes não podem faltar no hambúrguer ideal do curitibano: carne da raça Angus, queijo cheddar e molho barbecue. Tudo servido no pão de hambúrguer tradicional.
Para dar liga, nada de ovo. A própria gordura da carne faz esse papel. Ao modelar o hambúrguer, primeiro faça um bolinho e jogue de uma mão para outra, como uma bola de baseball. Com o impacto, parte do ar sai, parte do ar entra, deixando a massa aerada e suculenta.
Evite amassar muito a carne moída, o que pode deixar o hambúrguer compacto e duro, perdendo maciez e suculência. Para o pão suportar a carne suculenta e não desmanchar ou desmontar o hambúrguer, “sele-o” em outra chapa ou frigideira quente com um pouco de manteiga até ficar levemente dourado e crocante por fora.
Para dar liga a sua massa e moldar os hambúrgueres você pode usar um fio de azeite e um pouquinho de farinha de trigo, quinoa, aveia, farinha de aveia, farinha de rosca ou farinha de mandioca, por exemplo.
2 colheres de salsinha picada; 2 colheres de aveia em flocos finos; sal e pimenta à gosto; Farinha de rosca suficiente para dar o ponto do hambúrguer.
Para cortes magros, patinho, coxão duro ou alcatra são ótimos. Caso não queira fazer uma mistura de cortes de carne, o ideal é escolher um que tenha gordura, como o acém ou a fraldinha, que possuem melhor custo-benefício se comparados à picanha e ao filé mignon.
Em nossos hambúrgueres, geralmente pedimos para moer a carne duas vezes, esse é o jeito mais prático para garantir que as carnes e a gordura se misturem bem e não precisará colocar as mãos para misturá-la depois. A textura também fica mais leve e igual para o hambúrguer.
Um bom hambúrguer tem de 160 gramas a 250 gramas, com altura de aproximadamente 1,5 centímetros e diâmetro de 10 centímetros.
Em primeiro lugar, escolha uma boa carne para fazer seus hambúrgueres, podendo ser Patinho, Alcatra e Acém. Em segundo lugar, utilizando o moedor de carnes, você irá moer duas vezes a carne para ter a certeza que ela ficará totalmente triturada.
Enquanto um restaurante de pequeno porte pode faturar cerca de R$ mensais, um grande e renomado restaurante pode faturar algumas centenas de milhar mensalmente.
O ideal no mercado de alimentação fora de casa é que a margem de lucro seja de 33,33%, mas esse valor fica bem fora da realidade. Entretanto, os donos de restaurante costumam operar com uma margem de lucros entre de 10% a 20%, então se o lucro médio do seu restaurante está dentro dessa média, você está indo bem.