Em 1898. Nos Estados Unidos, um homem chamado Augustine Sackett inventa uma chapa de gesso acartonado que viria revolucionar a construção civil. Um produto que atravessou a história e chegou até nós com o nome de "Chapa Drywall", produzida com núcleo de gesso natural e revestida com cartão duplex.
O gesso é obtido por meio da calcinação (decomposição a quente) da gipsita. Nessa reação, o mineral, cuja fórmula é CaSO4 2H2O (sulfato de cálcio bi-hidratado) perde uma molécula e meia de água, transformando-se em gesso, cuja fórmula é CaSO4 ½ H2O (sulfato de cálcio semi-hidratado).
Tem propriedades aglomerantes, isto é, depois de misturado com água, endurece depois de certo tempo, adquirindo características ligantes (de cola) e resistência. O uso do gesso na construção civil é conveniente por causa de propriedades que o fazem ser bastante utilizado na construção.
Devido as suas características e propriedades, o gesso possui diversas aplicabilidades na construção civil como: revestimentos de paredes e tetos, revestimento para decoração de interiores, forros de placas, matéria prima para painéis termo-acústicos, fechamento com blocos leves, para paredes internas, construção de ...
De Forro De Isopor, Instalado R$ 8.