Os exames laboratoriais têm três fases: pré-analítica, analítica e pós-analítica. Cada uma delas tem suas particularidades e processos específicos para garantir que os exames sejam feitos de maneira correta e evitar não conformidades que podem prejudicar os resultados.
Existem 5 principais grupos de riscos no laboratório de análise clínicas: acidentais, biológicos, ergonômicos, físicos e químicos.
O laboratório de microbiologia tem por finalidade o estudo de diversos microrganismos, estar equipado com os melhores equipamentos para laboratório é essencial a proteção de todos. É difícil quantificar o risco no trabalho em laboratórios, com relação aos agentes infecciosos. contato com o agente infeccioso.
Para laboratório de pesquisa clínica, crie área de acesso da população de em geral e separada, como sala de espera, sala de experimentação e sala de análise de dados. Equipamentos de uso comum devem ser colocados de maneira acessível para outras pessoas, mas fora do trânsito de muitas pessoas.
Isso varia de acordo com o porte do empreendimento. Quanto maior a estrutura que você deseja, maior o custo. De acordo com o SEBRAE, o investimento médio para montar um laboratório de análises clínicas de porte médio é estimado em torno de R$ 180 mil.
Alguns dos equipamentos necessários são:
Quer abrir um laboratório veterinário? Conheça 5 dicas essenciais!
Como Iniciar Parcerias Para o Laboratório na sua região
Gestão de estoque e materiais O gestor deve organizar os pedidos conforme a demanda para não ter que lidar com atrasos e problemas. Para tanto, é preciso estar sempre atento ao fluxo de exames solicitados mensalmente. Não basta ficar de olho nas prateleiras para gerenciar os insumos.
Como montar um laboratório de análise de água
Alguns itens indispensáveis em um laboratório de microbiologia:
Em relação aos materiais, os mais utilizados nesse tipo de laboratório é o tubo de ensaio, a pipeta graduada, as pinças e garras, as provetas, as placas de Petri, o papel kraft e o frasco de Erlenmeyer.
Em diagnósticos e estudos microbiológicos é muito importante que as vidrarias, instrumentos e até os insumos estejam totalmente livres de qualquer outro micro-organismo. Por isso é necessário à esterilização de tudo que for entrar em contato com a cultura em análise.
As placas de Petri devem ser incubadas e armazenadas em posição invertida de forma que o ágar fique para cima, assim a condensação não cairá sobre a amostra interrompendo a superfície de crescimento.
Ressalta-se que, além de bactérias, fungos, parasitas e vírus podem estar presentes nas bancadas, sendo que estes têm o potencial de infectar o utilizador da área de trabalho, causando doenças. Isto reforça o emprego de um protocolo de desinfecção, incluindo a aplicação de álcool a 70%.
Período decorrente após o processo de semeadura ou inoculação microbiológica à formação visual de UFCs (Unidades Formadoras de Colônias), em laboratórios com condições específicas e favoráveis para o crescimento de microrganismos em um determinado meio de cultura.
Os métodos de desinfecção pretendem principalmente destruir as formas microbianas patogênicas ao homem, por meio da utilização de um agente desinfetante ou antimicrobiano. Os diversos tipos de agentes antimicrobianos podem ser divididos em três grupos: agentes químicos, físicos e quimioterápicos.