Resposta. A temperatura de fusão (sólido para líquido) ocorre a 0ºC e a ebulição (líquido para gasoso) acontece a 100ºC.
Pense um pouco: para a água ferver, a pressão de vapor deve se igualar à pressão atmosférica. ... Sabemos que quando a pressão atmosférica é de 1 atm, a água entra em ebulição a 100°C mas, se diminuirmos a pressão, ela ferverá a uma temperatura menor, nunca atingindo os 100°C.
Quando acontece no nível do mar - com pressão de 1 atmosfera – a água vaporiza a 100°C. A temperatura chega a tal ponto que a água passa do estado líquido para vapor. ... Trata-se da vaporização. Porém, a evaporação acontece em temperaturas mais baixas e são necessários alguns fatores.
Resposta: O ponto de ebulição (líquido ao gasoso) da água é em 100°C. ... É assim, quanto menor a pressão atmosférica, o ponto de ebulição é menor e, por isso, a água demora mais para virar gás.
Resposta. A diferença se deve às ligações intermoleculares, pois a água tem ligações de hidrogênio, que é a mais forte das ligações. Portanto, necessita de uma temperatura maior para evaporar. Já o etanol, possui ligação dipolo induzido, que é a ligação mais fraca de moléculas.
É possível a água entrar em ebulição a temperatura inferior a 100°C, basta que a pressão atmosférica sobre ela seja menor que 1 ATM. Uma das formas de diminuir a pressão atmosférica é aumentando a altitude. Com isso diminuímos a quantidade de massa de ar em cima da água, e facilitamos a sua passagem para outro estado.
Sabendo que pressão é uma força aplicada em uma determinada área, as diferentes temperatura em que a água ferve esta relacionado a pressão atmosférica, lugares mais altos ( menor pressão atmosférica) a água ferve em menor temperatura isso porque existe uma menor resistência para as moléculas de água se desprender umas ...
A pressão atmosférica sofre variações conforme as altitudes e as temperaturas. Sua manifestação está diretamente relacionada à força da gravidade e à influência que essa realiza sobre as moléculas gasosas que compõem a atmosfera. ...
Resposta. Por causa da pressão, quanto menor a pressão menor é a temperatura de ebulição e no planalto a pressão é menor pois existe ''menos ar emcima da agua''.