104 anos (1907–2012)
Oscar Niemeyer
A construção de Brasília foi a concretização de um projeto nacional que existia desde o século XIX, cujo intuito era o de levar a capital do nosso país para o planalto central. Essa obra aconteceu entre 1957 e 1960 e foi viabilizada pelo governo de Juscelino Kubitschek.
Coube a Juscelino Kubitschek comandar o grande esforço de construção de Brasília, assumindo como sua missão a transferência da capital do litoral para o interior. Ao seu lado estiveram idealizadores e realizadores como Oscar Niemeyer, Lúcio Costa, Burle Marx, Israel Pinheiro, Bernardo Sayão e Ernesto Silva.
As primeiras ideias de Costa desenharam o Plano Piloto em forma de uma cruz ortogonal, mas a topografia do terreno e necessidades de circulação impuseram uma adaptação, de modo que o eixo transversal foi curvado, resultando uma forma semelhante à de um avião. A arquitetura da nova capital foi confiada a Niemeyer.
A ocupação na região do Distrito Federal não começou nos anos 1950, com a construção de Brasília. Pesquisas arqueológicas mostram que o ser humano vivia por ali há pelo menos oito mil anos. No Sítio Cachoeirinha, localizado na região do Paranoá, é possível encontrar vestígios, como pedras lascadas.
A Construção de Brasília. A Construção de Brasília ocorreu entre os anos de 1956 a 1960. A mudança da capital do Brasil, do Rio de Janeiro para o Planalto Central, requereu uma enorme quantidade de recursos financeiros, materiais e humanos. ... Brasília, além de capital do Brasil, também é a sede do Distrito Federal.
Consequências da construção de Brasília Como consequência de tantos gastos e retiradas de dinheiro dos cofres públicos, a inflação explodiu nas décadas seguintes. Estima-se que os gastos com a construção de Brasília estejam entre 45 bilhões e 83 bilhões de dólares.
Resposta:Brasília concentrou desenvolvimento econômico do Centro-Oeste, constata Ipea. O impacto da criação de Brasília para a economia do Centro-Oeste foi grandioso, apesar da desigualdade na distribuição de renda.
Além disso, tem a sua importância reafirmada ao ser o centro de onde emanam importantes decisões que afetam a vida de milhares de brasileiros. Sendo assim, misturando modernidade e política em suas origens, a capital torna-se um importante patrimônio a ser reconhecido por todos os cidadãos brasileiros.
Resposta. Pois antes da construção de Brasília o foco era apenas na região litoranea, já que as antigas capitais do Brasil se localizavam no mesmo, e com a construção da capital brasil no centro oeste fez com que a população e a economia se expandisse mais e não focasse apenas em um local.
Resposta: sim, pois foi a primeira cidade planejada (cidade satélite) do brasil.
Candango é um termo hoje utilizado para definir os pioneiros construtores de Brasília. Na origem, porém, o termo era pejorativo: servia para identificar os portugueses ou, ainda, pessoa de mau gosto. Com o passar do tempo, designou os senhores de engenho e, depois, os cafuzos (mestiços de índios e negros).
Conclui-se, portanto, que a presença de Brasília foi extremamente necessária para o desenvolvimento dos Estados periféricos, mas trouxe também mazelas para a região a sua volta, o que aconteceu antes e também agora.
Um estudo desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) constatou a importância da capital como um polo econômico para toda uma ampla área do interior do Brasil, que ultrapassa inclusive as fronteiras da Região Centro-Oeste.
A construção de Brasília, em 1960, em um quadrilátero cedido por Goiás ao Distrito Federal, contribui para o desenvolvimento da região e do estado, que consequentemente, recebe maiores investimentos em infraestrutura. Isso atrai nova corrente migratória e garante significativo crescimento da agropecuária.
Brasília é a cidade-símbolo de Juscelino Kubitschek,o JK, pois ele era o presidente quando ela foi construída, tendo sido JK um proponente e defensor da sua construção.
Resposta. por quê juscelino kubstichek (JK) resolveu levar a administração Federal para uma nova capital, que seria construída no centro do Brasil, e representava tanto integração das diversas regiões do território brasileiro quanto à modernização em curso no país. e foi inaugurada em 21 de abril de 1960 .
por conta do processo de integração de Brasília a outras regiões que ocorreu na época do governo JK através de rodovias sendo considerada a capital do Brasil.
Plano de Metas foi um programa cuja finalidade era melhorar as infraestruturas brasileiras implementado durante o governo de Juscelino Kubitschek (1956-1960). O projeto definia trinta objetivos, agrupados em cinco setores, a serem alcançados: energia, transporte, indústria, educação e alimentação.