EQST

O Que A Cristalinidade Afeta Nas Propriedades Dos Polmeros?

O que a cristalinidade afeta nas propriedades dos polímeros?

Quanto maior o grau de cristalinidade dos polímeros mais opacos eles se tornam. Assim, polímeros transparentes não possuem cristalinidade, ou seja, são amorfos. Além disso, à medida que os teores de cristalinidade aumentam em um polímero, há também o aumento do módulo elástico, resistência ao escoamento e dureza.

Quais os fatores que influenciam o grau de cristalinidade de um polímero?

Condições de processamento – Temperatura de cristalização Somado a isso, quanto maior a temperatura, menor a viscosidade do fundido e maior a mobilidade das cadeias, o que resulta em maior cristalinidade. Caso a temperatura esteja mais próxima à Tg, favoreceremos a nucleação.

O que é Taticidade?

Taticidade é a forma como as unidades repetitivas se dispõem na cadeia polimérica, o que pode alterar completamente o polímero, desde sua transparência até a transformação de um plástico commodity frágil em um plástico de engenharia resistente.

O que é a temperatura de cristalização?

A temperatura de cristalização (Tc) se encontra em uma faixa superior à temperatura de transição vítrea e inferior à temperatura de fusão. A cristalização se inicia a partir de núcleos individuais e vai se desenvolvendo radialmente, formando estruturas chamadas esferulitos (com diferentes tamanhos).

O que é um polímero Semicristalino?

Portanto, tecnicamente não existe polímero totalmente cristalino uma vez que mesmo uma fase cristalina apresenta pequenas regiões amorfas e, por isso, eles são classificados como semicristalinos ou amorfos.

O que é um polímero amorfo?

Material amorfo ou substância amorfa é a designação dada à estrutura que não têm ordenação espacial a longa distância (em termos atômicos), como os sólidos regulares. ... Exemplos de substâncias amorfas: parafina, sabões, vidro, vários polímeros (poliestireno por exemplo).

Quais são as reações de polimerização?

A polimerização é uma reação em que as pequenas moléculas, denominadas monômeros, se combinam quimicamente para formar estruturas mais longas (macromoléculas). Existem dois tipos de polimerização: por condensação e por adição.

Qual é a função orgânica dos monômeros?

Formação de uma macromolécula pela combinação de monômeros, iguais ou diferentes, que ocorra eliminação de átomos ou pequenas moléculas. Os grupos funcionais de dois monômeros reagem formando uma nova função orgânica e contribuem para o aumento da cadeia carbônica.

O que são polímeros e monômeros biológicos?

Polímero é uma macromolécula natural ou sintética, de alto peso molecular, formada pelo encadeamento de unidades moleculares fundamentais chamadas monômeros. Monômero é a unidade básica de um polímero. Um monômero biológico é a unidade de um polímero biológico.