As casas de antigamente eram cercadas de muros baixos com portões munidos de singelo ferrolho que determinava o quanto era preocupado com a segurança o morador para quem paranóia era palavra estranha, que não havia emergido para as rodas de conversa.
O conjunto âmbar de xícaras Duralex era um luxo nas casas dos anos 90. Quem era mais abastado financeiramente, ainda podia contar com a coleção completa que contava ainda com pratos, tigelas e assadeiras.
Os anos 90 iniciaram com o colapso da União Soviética e o fim da Guerra Fria, sendo esses seguidos pela consolidação da democracia, globalização e capitalismo global. Fatos marcantes para a década foram a Guerra do Golfo e a popularização do computador pessoal e da Internet.
Por exemplo, no período colonial, os materiais utilizados em casas antigas eram pedras e tijolos de adobe. Para o assentamento, as argamassas de areia e barro eram as mais comuns. Já nas casas antigas do final do século XVII, as técnicas construtivas mais comuns eram a taipa de pilão e madeira.
Antigamente, as trocas eram feitas por produtos de valor desconhecido onde cada um valorizava seu produto. Hoje, a troca é feita de forma indireta, uma pessoa troca o dinheiro pelo produto que deseja. A invenção do dinheiro contribuiu para a simplificação e promoção do desenvolvimento do comércio.
Antes do suporte remoto, do chat em tempo real e outras soluções virtuais de atendimento, havia centrais telefônicas complexas, e antes ainda, havia sistemas IVR e comutadores telefônicos com muito trabalho manual propenso a erros e, antes de tudo isso, havia apenas o contato presencial.
No início da civilização, o comércio era na base do escambo, ou seja, na troca de mercadorias. Só no século VII a.C. que surgiram as primeiras moedas feitas de ouro e prata. ... Aos poucos esses comprovantes passaram a ser usados para efetuar pagamentos, circulando no comércio e dando origem à moeda de papel.
Os primeiros apareceram há mais de 70 anos nos Estados Unidos. O dono do título de primeiro supermercado é o King Kullen, inaugurado em 1930 pelo empresário americano Michael Cullen.
1953. Ano de surgimento dos primeiros supermercados brasileiros no modelo de autosserviço; algo parecido com o modelo americano de supermercados, que já existia desde 1920. O primeiro supermercado brasileiro foi inaugurado em São Paulo e levava o nome de “Tecelagem Paraíba”.
O varejo nasce a partir das necessidades emergentes por produtos e serviços baseados em um processo de troca entre indivíduos, onde revelam-se as figuras de produtores e consumidores. ... Com a expansão dos mercados produtor e consumidor em meados do século XIX, o varejo estabelece-se como um setor de grande importância.