Deficiência de nutrientes, falta de carboidratos, excesso de gorduras e proteínas e efeito sanfona são alguns dos resultados negativos possíveis.
Fatores sociais e culturais como nível socioeconômico, escolaridade, crenças culinárias, costumes familiares, aspectos religiosos e filosóficos, e o acesso a informações de profissionais de saúde e mídia em geral refletem o ambiente do indivíduo e influenciam diretamente as escolhas alimentares.
Define-se necessidade nutricional como sendo a quantidade de nutrientes e de energia disponíveis nos alimentos, capaz de satisfazer suas necessidades fisiológicas normais e prevenir os sintomas de deficiências.
Exigência nutricional é definida como a quantidade diária de um nutriente que o animal deve ingerir para alcançar determinado nível de produção.
O termo necessidade nutricional pode ser definido como a quantidade de nutrientes e energia disponíveis nos alimentos que um indivíduo sadio deve ingerir para satisfazer suas necessidades fisiológicas normais e prevenir sintomas de deficiência.
Recomendação Nutricional: “As quantidades de energia e de nutrientes que devem conter os alimentos consumidos para satisfazer as necessidades de quase todos os indivíduos de uma população sadia. Assim, as recomendações nutricionais baseiam-se nas necessidades de 97,5% da população”.
As DRIs são valores de referência de ingestão de nutrientes que devem ser utilizados para planejar e avaliar dietas para pessoas saudáveis.
É importante lembrar que a RDA é um valor de referência utilizado como meta de ingestão na elaboração da dieta para indivíduos saudáveis. Valor de referência utilizado quando o conjunto de informações científicas não são suficientes para o cálculo da necessidade média estimada (EAR).
DRI "são valores numéricos estimados de consumo de nutrientes para uso no planejamento e avaliação de dietas para pessoas aparentemente saudáveis". O novo conjunto de valores compreende as RDA (ou algumas RNI do Canadá) e as AI.
A RDA é definida como o valor correspondente a dois desvios padrão acima da necessidade média (EAR): RDA = EAR + 2DPnecessidade.
Como exemplo, digamos que seu alvo de ingestão calórica é 2 mil calorias por dia. A conta é simples: 40% de suas calorias são dedicados a sua ingestão de carboidratos. 2.
Basta você multiplicar o seu peso por essa recomendação para descobrir quanto de calorias você precisa consumir em um dia. Então, a fórmula ficaria mais ou menos assim: PC (peso corporal) X 30 ou 50 calorias. Sendo 30 para perda de peso e 50 para ganho de massa muscular.
Para o bulking, é preciso um aumento dessas calorias para o crescimento muscular, portanto, um acréscimo de 500 calorias em média é o suficiente para gerar resultados e a forma mais simples de fazer isso é pela ingesta de carboidratos.
2- Aumentar a ingestão calórica
Bulking: aumentar bastante o índice de massa magra, consumindo mais calorias do que se gasta. Assim, o consumo é focado em carboidratos complexos e proteínas diversas. Cutting: secar a gordura acumulada sem perder os músculos, ingerindo pouquíssimas calorias ao longo do dia. O consumo é focado em muita proteína magra.
Assim, é recomendado não consumir açúcar, farinha refinada, doces, pão, aveia, arroz ou macarrão e dar preferência a carnes magras, como frango e peru, peixes, ovos, sementes e queijo, por exemplo. Confira como deve ser uma alimentação com pouca quantidade de carboidrato.
Quando os atletas ou pessoas interessadas em desenvolver uma melhor forma física começam a se empenhar para diminuir a gordura corpórea, ela fazem o cut. O cutting normalmente acontece depois do ganho de massa muscular e vem com o objetivo de diminuir a gordura que foi conquistada nesse processo.
A dieta cutting faz parte de um processo de queima de gordura corporal. A dieta consiste fundamentalmente na redução das calorias ingeridas diariamente. Para isso, a quantidade de carboidratos consumida é reduzida do cardápio.
10 Passos para montar uma dieta
Bulking: tem por objetivo o ganho máximo de peso e massa muscular, tentando manter um baixo acúmulo de gordura. É uma dieta hipercalórica, com ingestão de carboidratos complexos; Cutting; tem por objetivo eliminar o excesso de gordura do organismo.
A recomendação geral é que a maioria das pessoas deveria iniciar o bulking somente quando estiverem suficientemente magras, com cerca de 10 a 12% de gordura corporal para homens e 16 a 19% para mulheres. Se seu percentual de gordura está dentro desses valores, significa que você já pode começar o bulking.