Organização Sistemas e Métodos (OSM) De acordo Cury (1983), refere-se a uma especialidade da administração, cujo objetivo maior é estabelecer de acordo com os propósitos da organização, uma infraestrutura compatível e através disto, a definição planejada de processos e métodos de trabalho e eficácia gerencial.
Atividades de um analista OSM
Sendo assim, OSM é responsável por garantir desde a execução padronizada e, consequentemente correta dos processos, até o entendimento do desenho da organização, conhecido como Organograma. Empresas que possuem a área de OSM bem estruturada, tendem a adquirir cada vez mais excelência em suas tarefas chave.
Também reconhecida pela sigla OSM, que quer dizer Organização, Sistemas e Métodos, esta área é responsável por realizar atividades de levantamento de dados, bem como por analisar, elaborar e implementar sistemas administrativos na empresa, capazes de aperfeiçoar metodologias utilizadas no trabalho, dar maior agilidade ...
O planejamento consiste em analisar os cenários que impactam na organização e delinear as estratégias futuras diante deles. É o momento de definir os objetivos e os meios para alcançá-los, com a intenção de reduzir as incertezas e orientar a tomada de decisões no processo administrativo.
A organização como função administrativa pode ser conceituada como sendo o estabelecimento de uma estrutura formal de autoridade e atividades mediante a qual se apoiam as fases e métodos de trabalho para se atingir um objetivo.
Uma das principais funções administrativas, o Planejamento – o “P” do PODC (Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar) -, é fundamental para as organizações e é desta função que partem todas as ações previstas da organização. ... Não adianta planejar objetivos futuros que certamente não serão cumpridos, pois isto é sonho.
Para Fayol a função administrativa era fundamental para o funcionamento da organização e para melhor aproveitamento dos recursos, e ela seria responsável pela coordenação de todos setores e funções, já que era a única que teria todas informações necessárias, entretanto não era exclusiva ao dono da fábrica.
As quatro funções administrativas: planejar, organizar, dirigir e controlar. Administrar uma organização significa assumir responsabilidade pela realização dos resultados e pela utilização correta dos recursos disponíveis.
Planejar, organizar, dirigir e controlar, palavras que colocadas lado a lado podem não surtir efeito, mas, quando realocadas para um cenário empresarial e entendidas como necessárias para a longevidade do negócio, tornam-se peças fundamentais para a estabilidade da organização.
Sabemos que a abordagem clássica da administração tem duas principais vertentes que foram estruturadas por Frederick Taylor e Henri Fayol. Qual é a abordagem que define as funções do administrador da seguinte forma: planejar, organizar, comandar e controlar? A. Administração científica.
A Abordagem Neoclássica é a Teoria Clássica devidamente atualizada e redimensionada aos problemas administrativos atuais e ao tamanho das organizações modernas. Ênfase nos aspectos práticos da Administração. ... É em função dos objetivos e resultados que a organização deve ser dimensionada, estruturada e orientada.