No geral, as matérias mais cobradas nos vestibulares de medicina são: Português, Matemática, Biologia e Química. No entanto, é possível que todas as disciplinas sejam cobradas nas duas fases, como é o caso do vestibular da FUVEST.
Assim como no ProUni, há algumas exigências de renda, escolaridade e desempenho no Enem (nota geral acima de 450 e acima de zero na redação). Em Medicina, a nota de corte média é de 754,78 pontos, com máximo de 831 e mínimo de 720.
Só que para concorrer a uma bolsa do ProUni é preciso alcançar determinada nota mínima no Enem, que atualmente é de 450 pontos na média das provas, sem ter zerado a redação. Abaixo desse desempenho, não é possível entrar na seleção.
Um desempenho de 450 pontos no Enem e nota maior do que zero na redação são suficientes para fazer a inscrição do ProUni. No entanto, para passar nos cursos mais concorridos, como Medicina, Direito e Engenharia, é fundamental ter uma nota bem superior ao mínimo exigido.
Ou seja, se você somar os rendimentos da casa (sem descontos ou impostos) e dividir pelo número de pessoas que ali moram, o resultado precisa ser igual ou menor do que três salários mínimos. O ProUni tem bolsas parciais (50%) e integrais (100%).
A nota de corte é a menor pontuação que permite ser classificado em um processo seletivo. No caso do ProUni, corresponde à menor pontuação no Enem que garante uma bolsa, ou à pontuação do candidato que passou em último lugar.