A capacidade de condução de corrente de um cabo elétrico é definida como corrente máxima que este pode conduzir continuamente, em condições especificadas, sem que sua temperatura em regime permanente ultrapasse um valor determinado.
Tabela para os condutores mais utilizados em circuitos elétricos residenciais
A corrente de projeto é a corrente que vai ser calculada e usada em um projeto, esta corrente é usada para dimensionar tanto os cabos quanto os dispositivos de proteção. Podemos falar que também é a corrente máxima que o circuito é capaz de suporta.
Para isso você deve utilizar a seguinte fórmula: Iz = Ic x Fc.
FCT – Fator de correção de temperatura : determinado em função da isolação docondutor, da temperatura ambiente ou da temperatura do solo de acordo com a maneira de instalar previamente determinada. ... FCA – Fator de correção de agrupamento: determinando em função do trecho mais crítico do circuito.
Assim, quanto mais comprido é o circuito, maior a queda de tensão. Para resolver a questão é necessário utilizar um condutor elétrico de seção maior. Reforçando que em circuitos longos, muitas vezes o fio precisa ter uma seção nominal muito maior para reduzir a queda da tensão.
Segundo a norma NBR 5410, o DPS deve ser instalado em todas as instalações elétrica com o objetivo de prevenir surtos elétricos na rede! A norma permite que a instalação do DPS seja feita tanto antes, quanto depois do disjuntor geral.